Notícia no Ato

XV Congresso de Educação do Município de Lages começa nesta quinta-feira, sendo a primeira vez que será realizado totalmente on-line

As conferências reúnem renomados palestrantes, professoras e professores que discutirão acerca da importância do currículo enquanto uma possibilidade de mediação e interação entre professores, crianças e estudantes

A expectativa do público para a edição de 2021 já superou as marcas dos anos anteriores, mais de 2.500 pessoas realizaram inscrições para participar deste evento tradicional de nossa cidade. O XV Congresso de Educação é uma realização da Prefeitura Municipal de Lages por meio da Secretaria Municipal da Educação.

As conferências reúnem renomados palestrantes, professoras e professores que discutirão acerca da importância do currículo enquanto uma possibilidade de mediação e interação entre professores, crianças e estudantes. Profissionais da educação, acadêmicos, pós-graduandos e demais interessados são esperados nesse espaço de debate e reflexão sobre a educação na atualidade.

Em função dos protocolos sanitários e os cuidados necessários para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, a décima quinta edição ganhou um novo formato, sendo realizado por meio on-line. Os participantes deverão acessar o canal da Secretaria Municipal da Educação de Lages no Youtube, onde as transmissões estarão disponíveis na quinta-feira à noite e sexta durante todo o dia.

A abertura oficial do XV Congresso de Educação do Município de Lages acontece hoje às 19 horas e será transmitida diretamente do auditório do Órion Parque. A conferência de abertura, “Educação em tempos de pandemia: desafios e perspectivas curriculares” será realizada pela Profa. Márcia Adriana de Carvalho, especialista em Gestão Pública e membro do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEE/RS).

Na sexta-feira (30 de julho), as atividades terão continuidade a partir das 9h da manhã com apresentações culturais dos estudantes do Sistema Municipal da Educação de Lages. O conferencista Prof. Dr. Paulo Tomazinho discutirá sobre a “Didática Assimética: como transformar o ensino em aprendizagem”. E no período vespertino, conferencistas discutirão acerca da implantação das diretrizes curriculares municipais, suas possibilidades e desafios.

A programação completa do XV Congresso de Educação do Município de Lages está disponível nas redes sociais da Secretaria da Educação (@educacaolages).

Tradição e permanência são marcas do Congresso de Educação do Município de Lages

Por mais de trinta anos, o congresso tem oportunizado espaços e momentos de aprendizagem aos profissionais da Educação de Lages e região. Nesse sentido, o objetivo do evento é valorizar as trocas de saberes e conhecimento, além de abordar um percurso formativo que valorize a formação continuada dos profissionais da educação.

É realizado anualmente um momento para que os profissionais da educação de Lages e região possam se dedicar à reflexão sobre a educação e a relevância das práticas educativas nas unidades de ensino. Nesse sentido, o objetivo do evento é valorizar as trocas de saberes e conhecimentos, além de consolidar um percurso formativo que valorize a formação continuada dos profissionais da educação.

Ao longo das edições, diversas temáticas já abordadas, entre elas, o protagonismo docente, a formação integral e humana, os desafios e possibilidades das vivências pedagógicas na atualidade. Além disso, renomados pensadores já estiveram presentes, com destaque ao Professor e patrono da educação brasileira, Paulo Freire, que em 1995 esteve presente em Lages, e proferiu uma palestra acerca do analfabetismo e a conquista da cidadania.

O congresso contou também com a participação do educador brasileiro Rubem Alves em 2007, Içami Tiba em 2013, o professor português da Universidade de Lisboa, António Nóvoa no ano de 2014, o professor paulista Gabriel Chalita em 2016, a filósofa Viviane Mosé em 2017 e por fim, o psicólogo e professor Rossandro Klinjey na edição de 2019.

Nesse sentido, as edições foram marcando momentos significativos da educação municipal de Lages, potencializando aprendizados e superando fragilidades. Ressignificando assim, as práticas dos professores e professoras lageanos que assiduamente participam das atividades deste congresso.

Texto e fotos: Gustavo Cezar Waltrick

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!