Notícia no Ato

Inicia o XV Congresso de Educação de Lages com transmissão on-line para mais de 2.500 congressistas

Um dos pontos altos da solenidade de abertura foi a entrega física e simbólica do documento Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Educação às 130 unidades de ensino municipais

A décima quinta edição do Congresso de Educação do Município de Lages, um dos eventos da área da educação mais tradicionais do Estado, teve sua abertura oficial na noite desta quinta-feira (29 de julho). Devido aos protocolos sanitários da Covid-19, este ano teve, pela primeira vez, transmissão totalmente on-line, diretamente do auditório do Órion Parque.

O congresso é realizado tradicionalmente há mais de 25 anos pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Educação. A solenidade de abertura contou com a participação e pronunciamento de autoridades, apresentações culturais e a entrega física e simbólica do documento Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Educação às 130 unidades de ensino municipais.

A entrega do documento foi um dos pontos altos do evento. Este é o resultado de mais de três anos de trabalho que reuniu profissionais da educação na elaboração das diretrizes que irão nortear a comunidade escolar nos próximos anos, em um universo de quase 16 mil estudantes, na cidade e no interior do município. “As discussões sobre o currículo sempre ocuparam boa parte das reflexões e estudos da educação permanente. Este documento é orientador das práticas pedagógicas, sempre respeitando as legislações. Desejo que este documento tenha movimento de estudos e práticas intensificadas. É um legado para a educação pública de Lages”, declara a secretária da Educação, Ivana Michaltchuck.

Este ano as inscrições para o congresso superaram as expectativas da comissão organizadora, com mais de 2.500 pessoas interessadas no evento. Os participantes deverão acessar o canal da Secretaria Municipal da Educação de Lages no Youtube, onde as transmissões estarão disponíveis nesta sexta-feira o dia todo.

Sob o tema “Currículo em movimento: Mediação e interação nos processos de ensino e aprendizagem”, o congresso nesta edição conta com a mediação de profissionais renomados, como Dr. Paulo Tomazinho, da Unipar; Dra Lúcia Ceccato de Lima, da Uniplac; Marcia Adriana de Carvalho, da CEE/RS e Dra Cássia Ferri, da Furb.

A conferência de abertura, “Educação em tempos de pandemia: desafios e perspectivas curriculares” foi realizada pela Profa. Márcia Adriana de Carvalho, especialista em Gestão Pública e membro do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEE/RS).

Nesta sexta-feira (30 de julho), as atividades terão continuidade a partir das 9h da manhã com apresentações culturais dos estudantes do Sistema Municipal da Educação de Lages. O conferencista Prof. Dr. Paulo Tomazinho discutirá sobre a “Didática Assimética: como transformar o ensino em aprendizagem”. E no período vespertino, conferencistas discutirão acerca da implantação das diretrizes curriculares municipais, suas possibilidades e desafios.

Texto: Aline Tives/Fotos: Aline Borba

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!