Variante Delta pode ser tão contagiosa quanto a catapora

Conclusão é do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos

A novidade que assustou as autoridades americanas saiu de um documento obtido pelo jornal Washington Post. A publicação desta 6ª feira (30.jul) relata  a descoberta do CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Os dados revelam que, uma vez contaminada com a variante delta, a pessoa vacinada tem a mesma capacidade de transmissão da doença que uma que não recebeu as doses. Isso porque a carga viral foi a mesma identificada em pacientes imunizados e não imunizados. O documento também revela que a variante Delta pode ser tão transmissível quanto a catapora. Entre os vacinados, os que foram infectados e apresentaram sintomas representaram 0.02 por cento.

O documento, segundo a publicação do jornal americano, afirma que a guerra agora é outra já que a variante que surgiu na Índia é diferente daquela que entrou nos Estados Unidos no ano passado. Por isso a obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes internos começa a virar realidade em diferentes partes do país. Na Casa Branca a proteção de boca e nariz é regra desde a última 3ª feira (27.jul), mesmo para pessoas totalmente imunizadas. Na cidade de Washington, a ordem para o uso de máscaras em ambientes internos começa a valer no sábado (31.jul) segundo a prefeitura. 

Apesar do alto risco de contágio da variante delta entre vacinados, o relatório do CDC afirma que a proteção das vacinas contra o novo coronavírus é robusta e eficaz o que evita que os imunizados desenvolvam formas graves da doença. 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!