Notícia no Ato

Coronavírus: Centro de Triagem tem movimento tranquilo no primeiro dia após mudança de local

Até o final da tarde deste domingo foram realizados 42 atendimentos. Destes, foram feitos 27 exames PCRs e apenas um paciente encaminhado para enfermaria

A partir deste domingo, 1° de agosto, o atendimento do Centro de Triagem Covid-19 de Lages deixou de funcionar no antigo Tito Bianchini e foi transferido para a Unidade de Pronto Atendimento Dra Maria Gorete dos Santos – UPA, no bairro Universitário, onde inicialmente fez os primeiros atendimentos de suspeitos da doença no ano passado. Neste primeiro dia de atendimentos no novo local o fluxo foi tranquilo, seguindo a baixa das últimas semanas, o que motivou a mudança de estratégia.

De acordo com o diretor da unidade, Gilmar Ribeiro, até o final da tarde havia sido realizados 42 atendimentos, a mesma média diária de antes. Destes, foram feitos 27 exames PCRs, utilizados na detecção da doença. Apenas um paciente necessitou de internamento na enfermaria. “Todas as pessoas que se deslocaram até a UPA já estavam sabendo da mudança, portanto não houve transtornos quanto a isso. Acredito que seguirá assim nos próximos dias”, comenta Gilmar.

A UPA foi preparada para receber os atendimentos de pessoas com suspeita de Covid-19 com uma estrutura separada dos demais. A triagem é realizada na área externa, com bancos e uma tenda que protege do sol e da chuva, assim como era no Tito Bianchini.

Mudanças na vacinação Covid-19 e Influenza

Com os atendimentos da triagem deslocados para a UPA, a estrutura do Centro de Triagem passa a abrigar a vacinação para pedestres, que deixa de ser realizada no Parque de Exposições Conta Dinheiro. A vacinação em sistema Drive-Thru continua acontecendo no local.

As mudanças na vacinação também acontecem nos horários. O Drive-Thru acontecerá no parque de exposições durante seis horas diárias, das 9h às 15h, inclusive nos finais de semana. Já a vacinação de pedestres para Covid-19 será realizada de segunda à sexta, das 14h às 20h, no Centro de Triagem, estendida além do horário comercial e em local centralizado.
Além da vacinação da Covid-19 para pedestres, a estrutura do Centro de Triagem no Tito Bianchini receberá a vacinação para Influenza, nos horário das 8h às 14h.

Veja abaixo como ficará a vacinação com a nova logística:
Parque de Exposições:Vacinação para Covid-19 apenas no sistema Drive-Thru das 9h às 15h, inclusive finais de semana.
No Tito Bianchini: Vacinação para Influenza para pedestres das 8h às 14h, de segunda à sexta. Vacinação para Covid-19 para pedestres das 14h às 20h, de segunda à sexta.

Texto: Aline Tives/Fotos: Ary Barbosa de Jesus

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!