Notícia no Ato

Adolescentes do Novos Caminhos descobrirão o mundo da informática em curso na Serra

Um grupo com cerca de 10 adolescentes, que integram o programa Novos Caminhos e acolhidos em unidades institucionais da Serra, participará de um curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Descobrindo a informática” é o primeiro passo no processo de inclusão digital. O objetivo é oferecer uma base sobre a informática e a operação de computadores para que, futuramente, possa auxiliar na qualificação e entrada no mercado de trabalho.

O coordenador educacional da instituição, Maickon Albuquerque, diz que, numa segunda etapa, eles poderão escolher alguns cursos preparatórios para atuar em uma profissão. “O Senac já ofereceu esse curso em pareceria com o TJSC por duas vezes e disponibilizou algumas vagas em outros cursos para os participantes do Novos Caminhos”. Os alunos iniciam as aulas nesta semana, no período vespertino. Com duração de 20 horas, as atividades se estenderão até o dia 26 de agosto. Maickon reforça que a segunda fase da preparação dos adolescentes deve ocorrer ainda neste semestre.

Uma campanha promovida pelo Poder Judiciário, Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) vem arrecadando computadores para equipar as casas de acolhimento onde vivem os adolescentes. Em duas doações, uma em novembro e outra no mês de abril, chegaram 19 computadores para o uso de acolhidos em Anita Garibaldi, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, São Joaquim e Urubici.

A assistente social da comarca de Lages, Rosilene Aparecida da Silva Lima, reforça a importância desse esforço conjunto entre os parceiros do Novos Caminhos. “ Todos têm sua parcela de contribuição para a formação desses jovens. Esse movimento conjunto pode possibilitar aos participantes terem mais campo de trabalho quando ocorrer o desacolhimento”.

Sobre o programa

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa do PJSC, Fiesc e AMC e tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Taina Borges – NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!