Notícia no Ato

Ao defender recursos para a saúde, Carmen alerta que a pandemia não acabou

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) voltou a defender nesta terça-feira (10) mais recursos para que os estados e municípios possam dar continuidade ao enfrentamento da Covid-19 e atender à grande demanda de saúde que foi reprimida em mais de um ano e meio de pandemia.

“Hoje, podemos dizer que estamos respirando mais aliviados, mas não podemos achar que a pandemia acabou. Os graves efeitos dessa crise continuam”, alertou a parlamentar, em pronunciamento na comissão geral que debateu “A situação da saúde no Brasil”.

Segundo a parlamentar, a busca por mais recursos é a resposta que o Parlamento precisa dar aos milhares de brasileiros que tiveram tratamentos interrompidos e cirurgias adiadas por causa da crise sanitária.

“Neste momento, os estados e municípios continuam em situação muito complexa. Sem recursos, será muito difícil. Para se ter uma ideia, o teto de gastos para a média e alta complexidade já está estourado. Ministério da Saúde está sem verbas para habilitar novos serviços”, revelou a relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19.

Desafios

Ao final da fala, Carmen Zanotto disse que mantém a confiança que o Parlamento continuará trabalhando pelo fortalecimento do SUS, que precisa de suporte financeiro para atender à forte demanda reprimida de saúde. “Os desafios são muitos, mas se não fosse o sistema de saúde organizado em todos os municípios, o Brasil estaria com muito mais óbitos nesta pandemia”, argumentou a parlamentar.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados/Gabinete Carmen Zanotto 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!