Udesc Lages doa ônibus para projeto da Prefeitura sobre conscientização ambiental

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, fez a doação de um ônibus para Prefeitura, que será usado no projeto Conhecendo os Destinos do Lixo, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente.



A entrega aconteceu na tarde desta terça-feira, 10. O diretor-geral da Udesc Lages, Clóvis Eliseu Gewehr, repassou as chaves do veículo para a diretora municipal de Meio Ambiente, Silvia Oliveira.

Segundo Gewehr, a doação é uma forma de apoio ao projeto, que já utilizava o ônibus, periodicamente, de forma emprestada, para a realização das atividades. “Não é o valor financeiro. É o valor da contribuição social para esta ação”, afirma o diretor.

O veículo será usado no transporte de estudantes, desde o nono ano do ensino fundamental até a universidade, para percorrer um roteiro que mostra os caminhos do lixo. O trajeto inclui visita ao aterro sanitário, à cooperativa de reciclagem e a espaços de compostagem.

Tomadores de opinião, como representantes do Legislativo, Executivo e Promotoria Pública, também são convidados para participar do roteiro. “Esse projeto tem muita relevância no sentido de fazer com que as pessoas percebam o caminho que o seu lixo faz”, afirma Silvia. “A partir desse trabalho e dessa visão oferecida, nós desafiamos essas pessoas para interagir com seu meio, prestar atenção e fazer coisas que possam viabilizar a reciclagem, a compostagem e considerar a possibilidade de desvio de resíduos do aterro sanitário”.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, as visitas técnicas do projeto deverão ser retomadas assim que as questões relativas à pandemia forem flexibilizadas. “Dependemos, ainda, das questões sanitárias”, ressalta Silvia. “Faremos ótimo uso deste meio de transporte, com certeza”, conclui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!