Notícia no Ato

Câmara de Lages recebe homenagem em solenidade comemorativa ao bicentenário de Anita Garibaldi

No dia 5 de agosto, a Câmara Municipal de Laguna realizou uma sessão solene em homenagem ao bicentenário de Anita Garibaldi. O presidente do Poder Legislativo Lageano, vereador Gerson Omar dos Santos (PSD), representou Lages no evento e recebeu uma placa comemorativa ao lado de outros gestores de câmaras de cidades catarinenses que possuem ligações históricas com a heroína dos dois mundos.

O encontro festivo ocorrido em Laguna fez parte das programações internacionais que comemoram os 200 anos de nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi, ocorrido em 30 de agosto de 1821, em Morrinhos, então município de Laguna. Conhecida como heroína de dois mundos pelos atos de bravura realizados na América e na Europa, Anita é uma verdadeira revolucionária catarinense, que lutou pela causa republicana, a liberdade dos povos e a justiça social no Brasil, Uruguai e Itália.

Em terras tupiniquins ela lutou junto ao marido, Giuseppe Garibaldi, contra a monarquia durante a Revolução Farroupilha; teve figura de destaque na guerra civil entre liberais e conservadores no Uruguai; em solo italiano participou do início do processo de unificação da Itália, após séculos de fragmentação e que, no século XIX, era regido por monarquias despóticas e de origem estrangeira. Anita faleceu em 1849, na colônia de Mandriole, na comuna italiana de Ravenna.

“Fazer com que sua história não seja esquecida é uma responsabilidade de todos nós”

Em sua fala no Legislativo Lagunense, o presidente da Câmara de Lages enalteceu que a trajetória dessa mulher catarinense de mérito internacional não pode jamais ser esquecida, mas deve se perpetuar para as futuras gerações de meninas e mulheres. “Representar Lages nesta homenagem me deixou muito orgulhoso porque falar de Anita Garibaldi é falar de uma mulher corajosa que lutou pela democracia, pela liberdade e entrou para a história tornando-se heroína no Brasil e na Itália, inspirando mulheres em todo o mundo até hoje. Fazer com que sua história não seja esquecida é uma responsabilidade de todos nós”, ressalta Gerson.

Como retribuição ao convite e para também compartilhar com os pares de Laguna um pouco da história lageana, Gerson presenteou a Câmara de Laguna com um exemplar do livro “A Casa do Planalto Catarinense: arquitetura rural e urbana nos Campos de Lages, séculos XVIII e XIX”, do escritor e historiador Fabiano Teixeira dos Santos.

Legenda das fotos:
Com a vereadora de Laguna, Deise Cardoso.
Entrega do livro ao Presidente da Câmara de Laguna, Rhoomening Rodrigues.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!