Notícia no Ato

Orientações para a prevenção de incêndios

Na tarde de quarta-feira, 11, foi feita a explanação sobre a prevenção de incêndios no período de inverno, seguindo o requerimento 162/2021, proposto pelo vereador Agnelo Miranda (PSD). “Pedimos que as pessoas tomem cuidado com o fogo, que embora seja um elemento de vida, também muitas vezes é um elemento que fere e mata”, alerta o proponente.

Para falar sobre o tema, o comandante do 5° Batalhão de Bombeiros Militar de Lages (BBM), tenente-coronel Paulo Diniz Arruda Nunes, trouxe uma apresentação em que constam dados estatísticos de incêndios no município de Lages, além de dicas preventivas para o inverno, época em que mais ocorrem incêndios.

“Essas oportunidades que a Câmara de Vereadores está nos dando são muito importantes, principalmente neste momento em que nós temos dificuldades de chegar a todos os lares. Então todas as mídias que nos fornecem apoio nesse sentido de divulgar as ações preventivas valem bastante para nós”, aponta Nunes.

Cuidados especiais com o uso dos aparelhos domésticos

Alguns dos causadores de acidentes com fogo são os próprios aparelhos domésticos, como aquecedores elétricos, tomadas, lençóis e cobertores térmicos, lareiras, fogão a lenha, churrasqueira, fiação, entre outros.

Dicas importantes: as lenhas nunca devem passar para fora da lareira ou do fogão a lenha; evitar a proximidade de outros materiais combustíveis no fogo, como papéis, papelão, cortinas, borracha, tapetes e estofados; não utilizar madeiras tratadas ou líquidos inflamáveis para acender o fogo; limpar periodicamente a chaminé/cano do fogão; aquecedores devem se manter longe do box, banheiras e lugares úmidos; não utilizar mais de um equipamento na mesma tomada.

Mais dicas de cuidados em relação à prevenção de incêndios estão disponíveis no vídeo completo no canal da TV Câmara Lages.

Texto e fotos: Julia Adhara – Jornalista

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!