Notícia no Ato

6ª Semana Social Brasileira é apresentada à comunidade na Câmara de Lages

  Na noite de quinta-feira (12), o Poder Legislativo Lageano oportunizou a discussão e abordagem dos temas relacionados à 6ª Semana Social Brasileira (SSB) em explanação realizada no Plenário Nereu Ramos. A ação acontece em todo o país, sendo uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em Lages, é desenvolvida pelas pastorais sociais da Diocese local e tem como base evidenciar a dignidade humana, com a proposta de gerar reflexão acerca dos direitos básicos do ser humano: terra, teto e trabalho, chamados de os três “T”s.

 A Semana Social teve sua 1ª edição em 1991, o que deu origem aos grupos de economia solidária e teve apoio de sindicatos, Cáritas Brasileiras e pastorais. As demais edições foram: 2ª SSB em 1993-1994, 3ª em 1997-1999, 4ª em 2003-2005, 5ª em 2011-2013.

  Presidente da Casa Legislativa, Gerson Omar dos Santos (PSD) foi o proponente da explanação, através do requerimento 110/2021, e abriu os trabalhos, recebendo autoridades convidadas e responsáveis pela SSB. Fizeram-se presentes Dom Guilherme Werlang, Bispo da Diocese de Lages; juiz titular da Comarca de Lages, Alexandre Takaschima; Professor Domingos Rodrigues, presidente da Cáritas da Diocese; Neide Furlan, da Comissão Pastoral da Terra; padre Reginaldo Pereira, coordenador diocesano pastoral; Marcos Henrique Fries, pastor da Igreja Luterana; Carla Cristiane Guimarães, da Pastoral Social da CNBB Sul 4; e os vereadores Jair Júnior (Podemos) e Enio do Vime (PSD).

 Dom Guilherme frisou a importância da Casa do Povo em dar espaço para debater temas de interesse social. Segundo ele, é necessário que a preocupação com o ser humano se torne pauta das sessões da Câmara. “Devemos nos aprofundar na questão para que, de fato, as políticas públicas sejam desenvolvidas com o objetivo da dignidade e justiça social. É papel da Igreja, é papel dos poderes e de todos” declarou o bispo.

 Para Gerson Omar, é gratificante debater temas de tanta relevância. “A relação entre o Legislativo e a sociedade em geral deve ser de proximidade e buscamos dar espaço para isso. É a preocupação que temos por reconhecer que existem pessoas e instituições preocupadas com o bem coletivo” concluiu o vereador.

 Confira o vídeo completo da reunião, com as falas de todos os participantes, no canal da TV Câmara de Lages no YouTube.

Texto e fotos: Alex Branco – Câmara de Lages 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!