Notícia no Ato

Em Lages, Escola Cora Batalha poderá se tornar Cívico Militar

O Coronel Nedir Schorne, responsável pela implantação do sistema cívico militar na rede estadual de ensino, esteve em Lages na última sexta-feira (20). Ele visitou a Escola Cora Batalha, unidade da rede pública estadual, juntamente com o assessor do Governo do Estado, Lucas Neves, e a coordenadora regional de educação, Fátma Ogliari.

O objetivo da visita foi verificar as condições estruturais da unidade escolar que atende 290 alunos na região do bairro Caravágio, em Lages. A diretora do educandário, Daniele Laurentino, fez questão de mostrar toda estrutura da escola. “Estamos aqui para saber se a escola tem condições de receber o modelo cívico militar do Ministério da Educação”, afirmou o coronel.

O modelo cívico militar consiste num sistema de gestão compartilhada entre equipe pedagógica, formada por professores e técnicos pedagógicos, e os monitores e assistentes – equipe formada por policiais militares. Ao receber o modelo diferenciado, a escola recebe o investimentos do Ministério da Educação, como laboratórios e recursos para melhorias.
A intenção de instalar uma unidade cívico militar em Lages partiu do governador do Estado, Carlos Moisés. Em março deste ano, durante visita do Ministro da Educação, ele solicitou a implantação de uma unidade cívico militar em Lages. Desde então, passou-se a buscar uma unidade de ensino que se adequasse nos requisitos do programa do ministério. “O governador lembrou de Lages e fez esse pedido ao ministro. Agora nós estamos trabalhando para identificar a escola mais adequada para receber esse modelo”, observa Lucas Neves.

A expectativa é que nas próximas semanas seja definido sobre o credenciamento da escola. Lucas Neves, que em Lages assessora o Governo do Estado, se disse otimista com a possibilidade da Escola Cora Batalha se tornar cívico militar: “desde o início, quando passamos a tratar do assunto, houve manifestação de interesse dessa comunidade escolar em receber o modelo. Agora estamos mais perto de tornar esse sonho realidade”.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!