Notícia no Ato

Prefeitura lança edital de Chamamento Público para Organizações da Sociedade Civil

O principal objetivo é ampliar o atendimento de ações socioassistenciais já existentes para crianças, adolescentes e idosos

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, tornou público na terça-feira (20 de março), o edital de chamamento público para as Organizações da Sociedade Civil interessadas em colaborar na execução de serviços da Secretaria, tais como, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes e o Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos.

Segundo a assistente social e coordenadora técnica do Serviço de Proteção Básica, Vanessa Freitas, atualmente são atendidas, em cada uma das oito áreas de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), uma média de 100 crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre seis e 18 anos incompletos, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. “Além da Prefeitura do município de Lages continuar assegurando os direitos sociais, civis e políticos deste público, o principal objetivo da contratação de uma Organização da Sociedade Civil será o de ampliar o atendimento para 164 novas vagas mensais, para que outras crianças e adolescentes também possam ter acesso à ambiência acolhedora, receber oportunidade de orientação e encaminhamento sobre benefícios socioassistenciais, estímulos de participação social e experiências que contribuam para o desenvolvimento de projetos individuais e coletivos, autoestima, autonomia, entre outros”, explica.

De acordo com a diretora do Serviço de Proteção Especial de Alta Complexidade, Jamile Araújo Yared, atualmente o Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, atende uma média de 130 pessoas. Com o termo de parceria estabelecido, serão disponibilizadas mais 80 vagas, distribuídas nas três casas asilares onde o serviço já é prestado (Conferência Vicentina de Lages, Lar Menino Deus e Saseadla). “O objetivo é acolher e garantir proteção integral aos idosos em situação de risco pessoal, social e/ou de abandono, através do acesso à saúde, atividades de esporte e lazer (acompanhados por educadores físicos), incentivo para o desenvolvimento à independência e o autocuidado na realização das tarefas diárias, atendimento personalizado (conforme as necessidades individuais), entre outros”, destaca.

Para realizar o termo de parceria na execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes (edital nº.: 02/2018) e para o Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos (edital nº.: 01/2018), as Organizações da Sociedade Civil precisam apresentar suas propostas até o dia 17 de abril, às 16h, na Sala de Reuniões do Gabinete da Prefeitura de Lages, localizada na Rua Benjamin Constant, nº 13, no Centro, CEP: 88501-110. Os editais estão disponíveis no portal http://www.lages.sc.gov.br/, na seção http://www.lages.sc.gov.br/editais-em-destaque#chamamentos-publicos. O prazo de vigência da parceria firmada valerá até 31 de dezembro de 2018, podendo ser prorrogada por igual período, conforme necessidade, interesse e conveniência da Administração, nos termos do art. 24 da Lei 13.019/2014 e diplomas complementares.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário