Notícia no Ato

A pedido de Carmen, Câmara promove debate sobre câncer de colorretal

A Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer irá realizar na terça-feira (27) um seminário que discutirá com autoridades da área da saúde e da sociedade organizada, o combate ao câncer de colorretal no país. O seminário “Câncer de Intestino: Prevenção, Diagnóstico e Tratamento no Brasil” acontece, a partir das 14h, no Auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados (Anexo IV).Também conhecida como neoplasia maligna de intestino, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama, e o terceiro entre os homens brasileiros.De acordo com a presidente da Frente, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), os bons hábitos à mesa  são dos fatores importantes na  prevenção  do câncer de colorretal. “Incentivar a adoção de uma alimentação balanceada, como a gestão de frutas e legumes, pode contribuir para redução do risco do câncer colorretal e trazer benefícios para a saúde das pessoas”, acrescentou.O Inca estima que, para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 36.360 novos casos de câncer colorretal (17.380 em homens e 18.980 em mulheres) no país.A deputada avalia, ainda, como fundamental a realização de exames, como o rastreamento, para que a doença seja diagnosticada precocemente. “Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, melhores são as chances de cura”, afirmou Carmen.

Programação 

14h- Abertura

14h30- Importância da Prevenção e do Rastreamento do Câncer Colorretal – Carmen Manzione – Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci).

14h45- Campanhas de Conscientização como Famenta de Combate ao Câncer Colorretal – Rita Domingues, do Instituto Vencer o Câncer (Ivoc).

15h- Desafiosdo Diagnóstico de Câncer Colorretal no Brasil – Luciano Holtz, Instituto Oncoguia (IO).

15h15 – Perspectivas de Tratamento do Câncer Colorretal no Brasil – Dr. Luciano Henrique Pereira dos Santos, médico oncologista da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SB)C).

15h30 – O Caminho do Paciente: do diagnóstico ao tratamento – Jurema dos Santos, Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC).

15h45 – Ações Sistemáticas do MS para Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do CC no Brasil – Ministério da Saúde.

16h – Debate

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário