Notícia no Ato

Betto Fausel expõe a Piro Graver Arte na Câmara de Lages

A obra exposta no rol de entrada da sede do Poder Legislativo de Lages traz a inspiração e o talento aplicado à pirogravura por Betto Fausel. Nascido na cidade de Bom Retiro/SC, ele é professor de jornalismo e publicidade e se orgulha muito em contar que iniciou sua vida acadêmica aos 62 anos de idade. Também é tecnólogo em Designer Têxtil e Gráfico, pós-graduado em Técnicas de Linguagem e possui mestrado em Letras.

Ele conta que descobriu sua vocação artística aos seis anos de idade, quando na escola em que estudava a professora deu como tarefa desenhar e pintar a família. Com sua percepção, foi muito além do que havia sido determinado: desenhou a casa, carro, árvore e seus frutos. O resultado chamou a atenção de todos pela riqueza dos detalhes e seu trabalho teve imensa repercussão entre professores, pais e alunos.

Durante sua trajetória, conheceu vários países como: Alemanha, Suíça, Espanha e França. Em 1973, durante uma viagem a Paris, acompanhou a exposição do francês Gustavo Doré, que usava metal para gravar e reproduzir imagens, foi aí que Betto passou a fazer suas reproduções pela técnica de pirogravura aplicada sobre o couro, madeira e cortiça. Apaixonado pelo impressionismo, expressa sua visão temática em forma de caricaturas, retratos, desenhos indianos, temas sacros e figuras humanas, suas favoritas.

Para Betto, cada fonte de inspiração teve um papel na sua vida. “Sempre admirei Marc Chagall, Juarez Machado, Vincent Van Gogh e Michelangelo. O trabalho que faço me dá orgulho, me realiza, faço por pura paixão, sou feliz e todas essas referências a cada dia me deram algo de bom para minhas temáticas”, disse ele.

Para mais detalhes das obras: (49) 3222-8562 e 99935-6273

E-mail:  bettofausel@hotmail.com

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!