Notícia no Ato

Conferência Municipal da Saúde acontecerá nesta quarta-feira

A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Lages, convocada pelo Decreto n° Nº 19.299, de 17 de agosto de 2021, da Prefeitura de Lages, será realizada esta semana, no dia 29 de setembro de 2021, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)

Segundo a Comissão Organizadora, o evento tem como finalidade analisar as prioridades locais de saúde e oportunizar a participação democrática do controle social nas deliberações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este ano a Conferência terá como Tema Central: “A construção do Plano Municipal de Saúde de Lages – 2022 a 2025”, tendo como eixos:

I – mortalidade materno, infantil e fetal; ministrado pela Enfermeira Mestra Daniela Rosa;
II – pandemia COVID-19, seus agravos, o futuro do Sistema Único de Saúde Pós – Pandemia e os impactos nas condições de saúde da população atendida, tema exposto pelo Dr. Leonardo Coelho;
III – financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), transmitido pela Enfermeira Cátia Marcon;
IV – pandemia (in) visível: qual o papel do SUS, frente a violência contra as mulheres, apresentado pelo Dr. Ale Mujica.

No período matutino, os temas serão abordados mediante palestras, já no período vespertino, haverá a discussão em grupos de trabalho, além de haver a apresentação, discussão e aprovação ou não das propostas, deliberações e moções no plenário, com posterior aprovação do relatório final da 10ª Conferência Municipal de saúde de Lages/SC.

As decisões tomadas neste evento, que subsidiarão o Plano Municipal de Saúde de Lages, serão apresentadas para o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, e, após, para o prefeito Antonio Ceron.

A Conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Municipal da Saúde, e tem apoio da Prefeitura de Lages, Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) e Rede Cegonha Serra Catarinense. O evento terá como público as pessoas interessadas nas Políticas Públicas em Saúde, convidados com direito a voz e a equipe Técnica e de Assessoria convocadas pela Comissão Organizadora.

As inscrições encerraram-se na última quinta-feira (23 de setembro), preenchendo todas as vagas disponibilizadas, demonstrando grande interesse do público pelos temas que serão apresentados e discutidos.

Texto: Emellin Camargo/Arte: Luciano Souza Lima/PML

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!