Notícia no Ato

Mutirão de castração, da Prefeitura, atende 200 animais em dois dias

De janeiro a agosto já foram realizadas 1.344 castrações no Centro de Controle de Zoonoses. Contabilizando o mutirão do “Castra Bus”, totaliza mais de 1.500 procedimentos somente neste ano

Um mutirão de castração para cães e gatos está sendo realizado nas dependências do 1° Batalhão Ferroviário, no bairro Conta Dinheiro. A ação épromovida pela Prefeitura de Lages, nesta segunda e terça-feira (27 e 28 de setembro), através da gerência de Vida Animal, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

As cirurgias são exclusivas para protetoras de animais cadastradas no município, ou pessoas parceiras de projetos específicos, com 200 vagas disponíveis. Cerca de 150 castrações estão foram feitas no “Castra Bus”, uma unidade móvel preparada para este tipo de cirurgia animal, cedido pela Chubaci Clínica Veterinária de Cirurgias, Castração e Vacinação, de Florianópolis. Outras 50 aconteceram no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura, localizado no bairro Tributo.

Cristiane Cavichioli, moradora do bairro Jardim Panorâmico, aguardava na fila a vez de levar o seu cãoBarto, de sete meses de idade, para o procedimento no “Castra Bus”. Ela, uma apaixonada por pets, já adotou cinco cães; três de raça definida e dois vira-latas. “O Barto teria somente um lar temporário, mas me apeguei tanto nele que acabou ficando definitivamente lá em casa”, conta.

Para ela, a proliferação de cães e gatos pelas ruas é uma triste realidade que precisa ser solucionada. “A castração sem custo para a população é uma ótima alternativa para amenizar esta situação”, comenta.

Outro cãozinho que aguardava na fila, era o Otis, também de sete meses, de propriedade de Thais Rodrigues, moradora do Conta Dinheiro. Ela o adotou através do projeto Adote um Animal de Rua, que já garantia a castração gratuita. “Sempre quis tirar algum animalzinho das ruas, é uma sensação muito gratificante”, diz.

O recurso para o mutirão, de aproximadamente R$32 mil, foi disponibilizado pelo deputado estadual, Marcius Machado,através doConsórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar (Cisama). Outros R$100 mil já estão garantidos e serão liberados em breve para a continuidade deste trabalho em Lages.

Mais de 1.500 castrações neste ano

De janeiro a agosto já foram realizadas 1.344 castrações no CCZ. Contabilizando o mutirão do “Castra Bus”, totaliza mais de 1.500 procedimentos somente neste ano. Outros mutirões também foram realizados, abrangendo a região dos bairros Habitação, Várzea e Popular. Destas, 86 procedimentos foram realizados em uma clínica credenciada pelo Cisama em Lages.

Segundo a gerente de Vida Animal, JennifferGerber, o objetivo é fazer novos mutirões mensais em regiões diferentes da cidade, contemplando toda a comunidade. “O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também está realizando castrações, dando prioridade para a demanda reprimida. Contamos com uma fila de espera de aproximadamente mil animais. Futuramente será aberto para novos cadastros”, informa a gerente.

Texto: Aline Tives/Fotos: Aline Borba

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!