Notícia no Ato

Sobrinhas de Curitiba levam tia de 79 anos para a dose de reforço contra a Covid-19


A novidade para esta sexta-feira (1º de outubro), Dia Mundial do Idoso, será a mudança na idade para o reforço vacinal de idosos, baixando para 70 anos (ou mais) – que tenham recebido a segunda dose ou dose única há seis meses, a composição básica


A garoa fina e o frio de 15ºC da manhã cinzenta de quinta-feira (30 de setembro) não impediram dona Rozi Marize Matos de embarcar no carro e ir até o Parque de Exposições Conta Dinheiro para ser uma das milhares de pessoas imunizadas em Lages como precaução ao novo coronavírus, motivo da doença Covid-19, que já levou embora a vida de mais de 4,55 milhões de pessoas globalmente, com 219 milhões de casos registrados no planeta. A senhora de semblante contente e esperançoso, com o vigor do auge das suas 79 primaveras e saúde que dá lição em vários jovens por aí, reside no bairro Santa Mônica, região Oeste de Lages, e foi pontual, às 9h estava na fila de veículos do drive-thru para receber a dose de reforço de imunização.
As duas primeiras aplicações da vacina da idosa constam em 9 e 30 de março, pois eram CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. “Eu vim logo fazer porque eu não quero ‘pegar’ essa doença, e também não quero passar para os outros. Vim tomar a vacina porque queremos viver mais um pouco”, revela dona Rozi, dando uma longa risada com sorriso largo, ao adicionar: “Não identifiquei e nem senti reação alguma na primeira e segunda vez”.
Rozi estava acompanhada de duas sobrinhas – Maria da Graça Godoy e sua filha, Cléia Godoy, lageanas moradoras de Curitiba, capital paranaense. Apaixonadas pela terra natal, elas não esconderam a saudade e a ansiedade em voltar para Lages depois de dois anos da visita mais recente. “Chegamos na quarta agora, e só Deus sabe quando regressaremos para Curitiba. Amamos ficar aqui. É nosso lugar predileto. A gente sempre vem pelo menos uma vez por ano, mas desta vez demoramos por causa da pandemia, não podíamos arriscar, por amor a si próprias e a nossa família”, confessa Cléia.
E a respeito da metodologia e logística adotadas pela Prefeitura de Lages e pela Secretaria Municipal da Saúde, Maria da Graça foi enfática: “A organização nos surpreendeu, local bem arejado. Pensamos que ia ser preciso sair bem cedo porque estaria tumultuado, mas pelo contrário, o movimento está tranquilo, as profissionais são atenciosas, foi rápido e sem transtornos. Estamos saindo daqui aliviadas pela proteção a nossa tia”. As duas já tomaram a segunda dose em sua cidade de domicílio.
A novidade para esta sexta-feira (1º de outubro), Dia Mundial do Idoso, será a mudança na idade para o reforço vacinal de idosos, baixando para 70 anos (ou mais) – que tenham recebido a segunda dose ou dose única há seis meses, a composição básica.
Gurizada de 14 anos já pode fazer as selfies para o Instagram e dancinhas do Tik Tok
O município de Lages recebeu, na terça-feira desta semana (28 de setembro), 1.526 primeiras doses (Pfizer) e 1.200 segundas doses (CoronaVac). Na quarta-feira (29) iniciou a vacinação, com primeira dose, de adolescentes a partir dos 14 anos, com a Pfizer, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os locais são o drive-thru do Parque Conta Dinheiro, das 8h às 13h, e o Centro de Vacinação Tito Bianchini, das 14h às 20h, os mesmos para segundas doses (D2) e doses de reforço. Necessários documento original com foto e Cartão SUS ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um termo de assentimento assinado pelos pais ou responsáveis legais, ofertado no ato da vacinação e no site da prefeitura de Lages voltado à Covid-19: Vacina Lages.
Os grupos catalogados para imunização são:

  • Primeira dose para adultos;
  • Primeira dose para adolescentes de 14 a 17 anos;
  • Primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades;
  • Segunda dose para todos os públicos (AstraZeneca,70 dias; CoronaVac, 28 dias, e Pfizer, 56 dias);
  • Reforço vacinal para idosos com 70 anos ou mais (que tenham recebido a segunda dose ou dose única há seis meses), e
  • Reforço vacinal para pessoas com alto grau de imunossupressão (28 dias de intervalo após completar o esquema básico de vacinação)
    Documento original com foto e Cartão SUS ou Cadastro de Pessoa Física (CPF).
    1.360 vacinações em um único dia
    Levantamento mostra que na quarta-feira passada foram vacinadas 504 pessoas em drive-thru no Parque de Exposições (doses 1, 2 e 3 – D1, D2 e D3) e 856 pedestres no Tito Bianchini (D1, D2 e D3). O trabalho dos vacinadores acontece sob o olhar de supervisão da gerente de Vigilância Epidemiológica e coordenadora de vacinação no drive-thru do Parque Conta Dinheiro e no Centro de Vacinação Tito Bianchini, Mariana Decker. “A população aderiu à campanha, principalmente depois que as pessoas notaram que os números de casos diminuíram, efeitos da imunização em massa no país. Nosso apelo é às pessoas comparecerem para serem vacinadas com a segunda dose, pois é fundamental concluir o ciclo de imunização. E aos adolescentes, meninos e meninas de 14 anos acima, que dirijam-se ao local para tomarem a sua primeira dose. Proteger-se e respeitar as regras sanitárias de uso de máscara facial, desinfecção com álcool gel e distanciamento social seguro, é um compromisso de todos para todos”, alerta a coordenadora.
    Quatro mil pessoas em débito com a segunda dose e procura deficitária pela dose de reforço preocupa
    A gerente de Vigilância Epidemiológica e coordenadora de vacinação, Mariana Decker, argumenta a preocupação com faixas etárias delineadas e públicos priorizados de baixa procura pela vacina. São quatro mil pessoas que ainda não apareceram para tomar a segunda dose (D2), além de outro contingente de grupos específicos para a dose de reforço. “A procura pela segunda dose (D2) está baixa entre públicos diversos, existindo dificuldade da sua presença, e pela dose de reforço (D3) está insuficiente nos públicos de imunossuprimidos e idosos. Convidamos estas pessoas para o mais breve possível darem continuidade à imunização para que esteja ‘ok’”, recomenda a gerente.
    Nos dois espaços abertos em Lages para a vacinação, 50 profissionais cumprem atuação em favor da comunidade. Deste total, 15 são vacinadores, e o restante, digitadores dos dados em sistema digital do Ministério da Saúde (MS).
    Mais de 204 mil doses administradas em Lages
    A noite de quarta-feira (29 de setembro) trouxe o Boletim Epidemiológico atualizado às 23h55min. Já foram aplicadas 204.283 doses da vacina em Lages, divididas entre 117.768 de primeira dose (D1) em adultos, equivalentes a 98%, e 77.430 doses (imunizados), correspondentes a 69%.
    Dos reforços em adultos são 619 (0,5%) e 4.968 doses únicas. De adultos com pelo menos uma dose mais dose única chega-se a 102%. São 3.498 (29%) os adolescentes com primeira dose efetivada.
    Desde o começo da imunização, no início de 2021, em Lages estiveram CoronaVac (produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac), AstraZeneca/Fiocruz e Oxford, Pfizer e Janssen. Lages possui 28.514 casos confirmados, 27.822 recuperados, 163 ativos e 529 óbitos.
    Para onde vão as suas informações?
    Os cidadãos, ao ser terminado o processo de vacinação naquele dia, levam para casa o cartão de comprovante das primeira e segunda doses, nas cores azul e branca, com as descrições de nome, data de nascimento, residência, nome da vacina, laboratório, número de lote, unidade de saúde/ambiente de vacinação e nome do vacinador (a). Diariamente, as informações do dia anterior são transformadas de escritas para virtuais, abastecidas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde (MS), e alimentam outro sistema digital, pela Secretaria da Saúde, em uma planilha online do Google, o New Forms.
    Constitui-se de um aplicativo de gerenciamento de pesquisas. Os usuários podem pesquisar e coletar informações sobre outras pessoas e pode ser usados para questionários e formulários de registro. As informações coletadas e os resultados do questionário são transmitidos automaticamente.
    Os elementos atualizados da vacinação em Lages estão direcionados, aliás, para o aplicativo de aparelho celular Conecte SUS, plataforma oficial de comunicação entre o cidadão e o Sistema Único de Saúde (SUS), em que há a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, bem como a inserção de exames e medicamentos fornecidos aos pacientes. O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza, através do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado. Os registros de vacinação são inseridos nos sistemas de informação ligados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
    Dos sistemas, destaca-se o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos Estados e municípios. Estes dados são apresentados de forma automática no Conecte SUS, na Carteira de Vacinação Digital. O histórico de saúde de cada brasileiro pode ser visualizado pelo Cartão SUS.

  • Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Toninho Vieira
Achou essa matéria interessante? Compartilhe!