Notícia no Ato

Legislativo Lageano presta homenagem ao coronel da Polícia Militar, Alfredo Nogueira

Em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (06), no Plenário Nereu Ramos da Câmara de Lages, o ex-comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar foi homenageado pela sua passagem para a reserva remunerada. O ato atendeu ao Projeto de Decreto Legislativo 004/2021, de autoria do vereador Bruno Hartmann (PSL), aprovado por unânime pelos demais parlamentares da Casa.

Durante o evento, a trajetória do coronel Alfredo Nogueira dos Santos foi relembrada desde os tempos da academia militar. Colegas de farda, superiores e subordinados prestaram homenagem em vídeo e pessoalmente, tudo acompanhado de perto pelos familiares presentes na solenidade.

Alfredo Nogueira dos Santos é natural de Florianópolis e domiciliado em Lages desde 1994, após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais. É casado com Larissa Yared e pai de Henrique Yared dos Santos. Possui graduação em Segurança Pública pela Polícia Militar de Santa Catarina no ano de 1994; em Direito pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) em 2000; especializado em Gestão Estratégica do Serviço Público pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) em 2010. Também se graduou no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2010.

Chegou ao 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) como aspirante a oficial e ao longo de sua carreira exerceu diversas funções de chefia, comando e gestão, dentre elas destacam-se: comando do Pelotão PM da cidade de Correia Pinto, no período de 2003 até 2007; quando retornou a Lages como responsável pela gestão operacional de policiamento, foi chefe da sessão de logística e suprimentos; corregedor, subcomandante e comandante do 6º BPM; sua última missão na ativa foi como diretor do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Martins, de maio de 2020 até agosto de 2021.

O vereador proponente da homenagem destacou a contribuição do Coronel para a sociedade lageana. “Mais que merecida a homenagem, me sinto honrado por conhecer a luta e a competência deste homem, não só nas questões que envolvem a PM, mas também nas causas sociais de diversos segmentos. Nosso sentimento é de gratidão pelos 30 anos de serviço que prestou com excelência a toda a sociedade” declarou Bruno Hartmann.

O coronel destacou o carinho da Câmara de Lages, que lhe outorgou o título de cidadão lageano em 2019. Para ele, o sentimento é de missão cumprida e de realização profissional. “Estou feliz por minha trajetória, entendo que o trabalho teve relevância e impacto na sociedade uma vez que esta homenagem prova que fizemos o que era certo e melhor para as pessoas. Encerro esse ciclo indo para a reserva com orgulho de ter honrado minha farda e a instituição que ela representa”, concluiu Alfredo Nogueira.

Acompanhe a sessão solene na íntegra em nosso canal no youtube:  https://youtu.be/D2r6vD0lnmQ

Texto fotos: Alex Branco

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!