Notícia no Ato

CTG Brasil conclui reassentamento de famílias na região da Usina Garibaldi

Ao todo, 18 famílias das comunidades Campinho e Rodeio da Pedra receberam as matrículas de registro de seus imóveis

Cerro Negro (SC), 15 de outubro – A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia no País e concessionária da Usina Garibaldi, no rio Canoas, concluiu o processo de regularização fundiária do reassentamento de nove famílias da Comunidade Campinho, no município de Cerro Negro (SC). A ação beneficia famílias que mantinham vínculo efetivo e de dependência econômica com as áreas impactadas durante a construção da usina e que precisaram ser realocadas – na época, elas exerciam atividades agropecuárias nas áreas impactadas, mas não eram proprietárias dos imóveis.

Essas famílias, que têm como principal fonte de renda a atividade agrícola, foram realocadas, receberam seus lotes de terras com toda a infraestrutura necessária (residência, galpão, acesso à energia elétrica e a água), bem como auxílio inicial e assistência técnica da CTG Brasil. Agora, com a entrega das matrículas de registro dos imóveis, é oficializada a transferência definitiva dessas propriedades rurais, concluindo a emancipação do reassentamento. Com esses documentos, além de se tornarem proprietárias dos imóveis, as famílias mantêm o acesso a programas de custeio agrícola, seguro de produção, entre outros, mas de forma independente.

No ano passado, a CTG Brasil também já havia concluído a regularização fundiária do reassentamento de outras nove famílias da Comunidade Rodeio da Pedra, no interior de Campo Belo do Sul (SC). “A conclusão da regularização fundiária desses dois reassentamentos é um marco para a CTG Brasil. Foi um processo longo e importante, incluindo etapas como a escolha e compra das áreas, construção dos imóveis, regularização fundiária e transferência e fornecimento de documentação de posse para as famílias. Dessa forma, mais do que mitigar os impactos a essas famílias, contribuímos com o seu desenvolvimento por meio de melhorias na sua qualidade da vida e regularização da posse da terra”, afirma Ivan Toyama, gerente Fundiário da CTG Brasil.

Outras ações

Em 2019, a empresa entregou obras de reforma e ampliação do Núcleo Comunitário Campinho, que incluíram melhorias na igreja, no salão de festas e na escola primária, além de estruturas de apoio para realização de eventos e festividades, como novos banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, vestiários, cozinha e churrasqueiras. Também foi entregue uma nova igreja para a Comunidade Rodeio da Pedra, de Campo Belo do Sul. A reforma e ampliação dessas instalações fazem parte das obras compensatórias relacionadas à Usina Garibaldi, administrada pela CTG Brasil.

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!