Notícia no Ato

Comarca de Bom Retiro celebra 90 anos com alerta para os cuidados com a saúde

O ano de 2021 é bastante especial para a comarca de Bom Retiro, na Serra Catarinense, pois se comemora 90 anos de instalação. Em 24 de outubro de 1931, o município, que hoje conta com uma população de cerca de 10 mil habitantes, ganhou uma unidade do judiciário. Além deles, os 10 mil moradores de Alfredo Wagner também são atendidos pela comarca de vara única. Para manter a tradição em homenagear a juíza que dá nome ao Fórum, Orieta Passos Paulo Mariath, os servidores aderem ao movimento Outubro Rosa e celebram a data.


O Fórum de Bom Retiro é o único de Santa Catarina que leva o nome de uma mulher. A juíza sucumbiu ao câncer poucos dias antes da inauguração do prédio, em 1993. “Diante de tamanha honra e compromisso, não poderíamos comemorar o aniversário de forma diversa e por isso aderiu à campanha Outubro Rosa, lembrando não somente da memória da doutora Orieta, mas principalmente alertando todas as mulheres e prevenindo-as do câncer de mama”, destaca a secretária da unidade Adelita Ribeiro de Souza Bianchini.
A servidora conta que ao longo dessas nove décadas houve muita transformação. Dos processos manuscritos, costurados com agulha e linha, passando pelas máquinas de datilografia, computador, utilização de sistemas que otimizam o trabalho até a digitalização de processos. A unidade tem, desde 2019, 100% dos processos eletrônicos. “A comarca preserva em seu acervo o processo mais antigo, além de livros e uma máquina de escrever que são verdadeiras relíquias”.

NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!