Notícia no Ato

Lages 255 anos: Hino da cidade ganha nova versão na voz de Éder Goulart


A versão estará disponível em todas as principais plataformas digitais e no dia 4 de dezembro será exibido – durante a solenidade de reinauguração do Mercado Público de Lages – o lançamento de um clipe com imagens do município


Aos 255 anos, Lages ganha como presente de aniversário uma nova versão do hino da cidade. A nova roupagem ficou por conta da voz de Éder Goulart e dos músicos, Marlus Pereira (violões), Douglas Moraes (gaita) e Daniel Dante Finardi (gravações).
Com o forte refrão “Desprendei, liberdade anelada, desprendei um sorriso de amor. Dai ao povo de Lages a crença, o civismo, a coragem, o valor” a canção ganhou uma sonoridade tradicionalista com gaita e violão e a interpretação do cantor lageano, Éder Goulart.
“Já canto o hino em algumas solenidades e resolvi gravar esta versão para homenagear minha cidade e também difundir este símbolo para mais pessoas aliando o nosso jeito de cantar e tocar tradicionalista”, explicou Éder.
A versão estará disponível em todas as principais plataformas digitais e no dia 4 de dezembro será exibido – durante a solenidade de reinauguração do Mercado Público de Lages – o lançamento de um clipe com imagens do município.
O Hino Municipal de Lages é um dos mais antigos do estado, foi cantado e tocado pela primeira vez em 1º de janeiro de 1902 e oficializado pela Lei nº40, de 22 de novembro de 1977.
Para o prefeito Antonio Ceron o hino de Lages traz em sua letra o verdadeiro simbolismo da história de uma das mais tradicionais e importantes cidades do Estado. “Uma das representações mais significativas do lageano é o hino da nossa cidade. Cada vez que uma criança entoa o refrão nas escolas e quando o cidadão cita “Dai ao povo de Lages a crença, o civismo, a coragem, o valor…” o lageano e a lageana enchem seus corações de encantos pelos nossos costumes e valores. Nosso hino em uma versão que também nos representa faz aumentar ainda mais nosso carinho por essa terra”.
Hino de Lages
Lourenço Dias Batista Jr. e Dr. Américo Rabelo
Sob um céu recamado de estrelas,
Surge um astro nitente a fulgir.
É da pátria liberta a conquista
Que nos leva a prever bom porvir.

Desprendei, liberdade anelada,
Desprendei um sorriso de amor.
Dai ao povo de Lages a crença,
O civismo, a coragem, o valor.

Neste dia formoso em que a festa
A nossa alma de encantos seduz,
Nos ensina que a luz do progresso
A porvir glorioso conduz.

Desprendei, liberdade anelada,
Desprendei um sorriso de amor.
Dai ao povo de Lages a crença,
O civismo, a coragem, o valor.

Entre flores gentis, nacaradas
Como as cores que adornam arrebóis,
Um conjunto de eternas venturas
Lá do céu cairá sobre nós.

Desprendei, liberdade anelada,
Desprendei um sorriso de amor.
Dai ao povo de Lages a crença,
O civismo, a coragem, o valor.

Éder Goulart tem 25 de carreira musical e artística. Lançou quatro álbuns em parceria com compositores sempre valorizando através das letras e ritmos a temática cultural da Serra Catarinense. Durante a pandemia lançou o single e clipe “Sei que tudo vai dar certo”. Este ano concluiu o álbum “Cantilenas” que é composto de músicas para crianças retratando a cultura catarinense. O artista lageano também é produtor cultural, acadêmico de jornalismo e comunicador. Contato: https://linktr.ee/edergoulart.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!