Notícia no Ato

Dia 25 de novembro se celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue


Doe sanguesalve vidas!!!Novembro é um período muito especial para a doação de sangue no Brasil, pois no dia 25 de novembro se celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para prestar homenagens a essas pessoas tão especiais que salvam vidas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), por meio de sua rede, promove a Semana Nacional do Doador de Sangue.  

Além de homenagear os doadores, o objetivo do evento é chamar a atenção da população para a importância desse ato, e estimular a doação. Há a intenção de aumentar o volume dos estoques para o mês de dezembro, período em que historicamente há queda nas doações com a entrada do verão, e uma época em que as pessoas estão voltadas para as festas de final de ano e para as férias.
            Entenda porque os estoques são tão baixos e porque sua solidariedade é tão importante: Apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. Com isso, apenas 3,6 milhões de bolsas de sangue são coletadas por ano no Brasil, em média. Mínimo necessário é 3,5% da população doando indicado pela OMS para se ter um banco de sangue saudável. Na Serra Catarinense temos apenas 5% da população doando sangue, com essa média a captação diária é abaixo do esperado. Precisamos aumentar essa quantidade de doadores, sua solidariedade é muito importante.
            Acreditamos que todas as ações em prol da vida valem a pena. Lembre-se que doar sangue salva vidas.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!