Notícia no Ato

Coronavírus: Lages irá aplicar doses de reforço da Jansen após recomendação do Ministério da Saúde

Estas doses de reforço ainda serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para que o Município inicie a vacinação ao público receptor desta vacina em específico

A Secretaria Municipal da Saúde, de Lages, recebeu a Nota Técnica 61/2021- SECOVID/GAB/SECOVID/MS (Ministério da Saúde), em que orienta os Estados e Municípios para ser aplicada a dose de reforço da vacina Jansen contra o novo Coronavírus (Covid-19). Portanto, a aplicação será feita às pessoas que receberam o imunizante Jansen, de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante, do mesmo laboratório, no intervalo mínimo de dois meses, podendo ser até de seis meses.

O secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, salienta que, para as mulheres que receberam a Jansen previamente e, no momento atual, estejam gestantes ou puérperas, o Ministério da Saúde (MS) recomenda a aplicação do reforço imunizante da Pfizer.

O secretário destaca, ainda, que Lages não recebeu a remessa específica da Jansen para dar continuidade aos esquemas iniciados. Assim que houver o recebimento, a população será comunicada. “Com esta Nota Técnica temos condições e segurança de iniciarmos, quando disponível pelo Ministério, as doses de reforço da Jansen. Lembro à comunidade que assim que tivermos estas vacinas iremos comunicá-la para que faça as doses de reforço.”

Sábado e domingo não haverá vacinação em Lages

Após a implantação dos Polos de Vacinação Volante, nos bairros de Lages, o Município não realiza a vacinação nos finais de semana (sábado e domingo). A exceção fica por conta de datas específicas de campanhas vacinais. Nestes casos, a Secretaria Municipal a Saúde informa a população com antecedência.

Segunda-feira (29) com vacinação em seis locais

Na segunda-feira (29 de novembro), a vacinação retornará em Lages. No período da manhã, das 8h às 13h, será no Centro de Vacinação Tito Bianchini. No período da tarde, das 13h às 16h30min, em cinco Polos de Vacinação Volante (Unidades Básicas de Saúde – UBSs – de referência): UBS Vila Nova, UBS Santa Catarina, UBS São Pedro, UBS Frei Rogério e UBS São Miguel.

Já no período da noite, a vacinação será retomada no Tito Bianchini, das 18h às 20h30min. São disponibilizadas 100 fichas para as pessoas elencadas e que desejam receber os imunizantes.

Doses da AstraZeneca esgotadas

A Secretaria Municipal da Saúde transmite que está esgotado o estoque de segundas doses da AstraZeneca. Aquelas pessoas que precisarem da segunda dose deste imunizante deverão aguardar a chegada de nova remessa do Ministério da Saúde (MS). Para as demais segundas doses, CoronaVac e Pfizer, a vacinação continua normalmente.

Grupos elencados

Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada. Todos os adultos com 18 anos ou mais, que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses, podem receber a dose de reforço.

Texto: Ari Junior/Foto: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!