Notícia no Ato

CIEE-SC apresenta na Câmara relatório de atividades do ano de 2020

Em atendimento ao convite feito pelo vereador Jean Felipe (Progressistas), os representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC) estiveram no Plenário Nereu Ramos da Casa Legislativa na quinta-feira (25) para apresentação do relatório de atividades da instituição durante o ano de 2020.

Considerada uma das maiores organizações sociais do país, o CIEE possui uma administração autônoma em Santa Catarina, cuja atuação é de cunho social e sem fins lucrativos. Ele encaminha e insere jovens no mercado de trabalho por meio de programas de estágio, do jovem aprendiz e do PIT (Programa de Iniciação ao trabalho). Mesmo durante a pandemia, a instituição conseguiu beneficiar 1.205 jovens como estagiários, 469 aprendizes e seu banco de dados possui 4.500 cadastrados.

Segundo a supervisora do CIEE/Lages, Ana Paula Fontana Freitas, o propósito é auxiliar e preparar os jovens para a primeira oportunidade na sua vida profissional com os estágios e a aprendizagem. “Através dos nossos encaminhamentos surge a inserção no mercado e muitos até permanecem nas empresas após o estágio. Há casos que geram referências e surgem convites de outras empresas, mas tudo está diretamente ligado à nossa contribuição para o crescimento pessoal e profissional dos jovens”, disse ela.

Presidente do CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani destacou a credibilidade do órgão. “Atuamos a mais de 30 anos abrindo portas e buscando possibilitar um futuro para as pessoas, isso é responsabilidade e transformação social. É preciso abrir caminho ao talento, ao trabalho e ao sucesso, isso só é possível com gestores e empresários sérios, é dignidade humana”, finalizou Floriani.

Para o professor Gilberto Sá, conselheiro do CIEE, oportunidade é a palavra-chave. “A educação passou por algumas transformações devido à pandemia da Covid-19. Diante das dificuldades, aconteceu a evasão escolar em todos os níveis, mas nós temos que redobrar os esforços e não deixarmos que o jovem se desmotive, devemos fomentar todos os dias o fortalecimento das parcerias para garantir o espaço para quem está iniciando”, observou.

“Nosso objetivo foi alcançado nesta apresentação, uma vez que é necessário conhecermos o trabalho para entendermos como contribuir. Os números apresentados mostraram a dedicação do CIEE e a sua importância na vida do jovem. Nosso compromisso é colaborar na busca de parcerias que fortaleçam o papel social de todos nós,” expressou o proponente da explanação, vereador Jean Felipe.

Texto e fotos: Alex Branco/Comunicação Câmara Lages

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!