Notícia no Ato

Prefeitos da Amures visitam Mercado Público e empresa Berneck

Prefeitos da Serra Catarinense participaram nesta sexta-feira (26), da penúltima assembleia de prefeitos da Amures neste ano, atendendo chamamento do prefeito de Lages Antonio Ceron, que recepcionou os colegas no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Além de questões pontuais dos Consórcios Intermunicipais de Saúde – CIS-Amures e Serra Catarinense – Cisama, os prefeitos visitaram as instalações do Mercado Público Municipal e da empresa Berneck.
Ao abrir a reunião, o presidente da Amures prefeito de Capão Alto, Tito Pereira Freitas agradeceu a todos pelo companheirismo neste ano, em que se realizaram as assembleias descentralizadas. “Cumprimos um ciclo de reuniões fora da sede da Amures e sentimos a grande integração. Pelo nosso acordo, a prefeita de Palmeira Fernanda Córdova será nossa próxima presidente e será um orgulho receber ela dia 10 de dezembro, na reunião de encerramento em Capão Alto, no Hotel Fazenda Cerro Azul”, declarou Tito Freitas.
Ele reforçou o convite para que todos compareçam na assembleia de Capão Alto, quando fará um balanço das ações durante sua gestão no comando da Amures. O prefeito de Lages agradeceu a visita e falou da programação preparada para o dia, destacando que a Berneck não é uma empresa apenas de Lages, mas da região.


O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi falou da Emenda Constitucional nº 108/2020 que estabelecer novos critérios de distribuição do ICMS e impactará nas finanças dos municípios. Apresentou também, a Proposta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 486/2017, que estabelece que as associações deverão ser constituídas como pessoa jurídica de direito privado. E apresentou aos prefeitos, o edital de convocação para eleição da Amures.
O diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori, apresentou a proposta do Termo de Convênio de Cessão do Campo Experimental de Piscicultura da Serra –
CEPIS, em Painel para o CISAMA. Depois de amplo debate, os prefeitos deliberaram por não aderir ao termo de convênio, por entender que a unidade demandará alto investimento e há prioridades mais emergentes neste momento.
Selênio Sartori ainda apresentou aos prefeitos, a situação do programa Eficiência Energética da Celesc, que prevê a troca de luminárias antigas por luminárias de LED. E citou os municípios de Painel, Rio Rufino, Bocaina do Sul, Urubici e Urupema que aderiram ao programa. Os municípios de Ponte Alta, Campo Belo do Sul, Capão Alto e Palmeira, serão os próximos a serem beneficiados pelo programa.
Após a reunião, os prefeitos conheceram as instalações e boxes do Mercado Público e confirmaram presença na inauguração dia 6 de dezembro. Depois foram recepcionados pelo supervisor administrativo da Berneck, José Wolny de Souza, onde conheceram todas as instalações da planta que está sendo executada num investimento de R$ 1.6 bilhão.

Créditos: Jenni Thomaz

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!