Notícia no Ato

Museu Histórico Thiago de Castro: Período para pesquisas no acervo retorna em março de 2022


O acervo documental do Museu Histórico Thiago de Castro é considerado um dos mais importantes do Brasil


O período para cadastro do formulário para que pesquisadores realizem trabalhos no acervo do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) encerrou no dia 26 de novembro e retorna em 7 de março de 2022. Segundo o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, o recesso das pesquisas com o acervo do MHTC é necessário para o atendimento do cronograma deste ano. “Mesmo no período da pandemia conseguimos atender de forma virtual pesquisadores, aliás, foi um dos momentos onde mais tivemos procura pelo acervo e a equipe conseguiu colaborar a com produção de muitas pesquisas. O recesso permite que a agenda de 2021 de pesquisas possa ser cumprida e para que em 2022 o trabalho de excelência possa ter continuidade”.
Desde o início da pandemia até a data atual, o MHTC contabiliza mais de 80 pesquisas entre trabalhos escolares, conclusões de graduação, artigos, monografias, teses e pesquisas jornalísticas para reportagens ou para documentários para o cinema. O acervo documental do Museu Histórico Thiago de Castro é considerado um dos mais importantes do Brasil.
Contribuição para a imprensa
Jornalistas e produtores de conteúdos históricos também são atendidos pelos servidores do museu. Produção de pautas, consultas de fatos para roteiros documentais para o cinema, por exemplo, são itens diariamente consultados. O servidor do MHTC, Paulo Guasselli, explica que para pesquisas mais complexas, jornalistas também devem preencher o formulário para pesquisadores. “Qualquer tema mais abrangente e que necessite um acesso mais detalhado ao acervo requer tempo e a dedicação da nossa equipe, assim como fazemos também com todos os pesquisadores. Então, nós pedimos que os jornalistas também antecipem suas pautas para que possamos atendê-los plenamente”, diz.
Para mais informações basta ligar para (49) 3019 74 81 #2346 ou através do e-mail mtc.fcl@lages.sc.gov.br

Texto e fotos: Fabrício Furtado

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!