Notícia no Ato

Sons e versos: concurso de declamação de poesias estimula os estudantes e crianças do Sistema Municipal de Educação de Lages

Uma tarde repleta de versos, estrofes e poesias reuniu crianças e estudantes das unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação na tarde desta segunda-feira (29 de novembro) na etapa final do primeiro concurso de declamação de poesias “Som dos Versos”.

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou nesta segunda-feira (29 de novembro) a etapa final da primeira edição do concurso de declamação de poesia “Som dos Versos”. Esta iniciativa tem por objetivo trazer o gênero poema para mobilizar e intensificar os processos de leitura, produção, interpretação e declamação de poemas, para as crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação.

As ações inicialmente foram desenvolvidas em sala de aula pelas professoras e professores nas disciplinas de Literatura e Produção Textual nas turmas do Pré-escolar (Educação Infantil) e dos Anos Iniciais – 1º ao 5º ano (Ensino Fundamental). E também no componente curricular de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano (Ensino Fundamental) e nas turmas do Ensino Médio da EMEB Itinerante Maria Alice Wolff de Souza.

“Trabalhar com poemas, ainda assim, oportuniza a prática interdisciplinar e a inclusão, e aos estudantes a autoestima e confiança na oralidade. Declamar é dar vida ao texto com a voz e com o corpo”, relata Niágara Lima, professora do Núcleo de Excelência em Educação Permanente – NEEP/SMEL e organizadora das atividades. As atividades envolveram as etapas em sala de aula, a escolha dos representantes de cada unidade de ensino participante e a participação na final realizada ontem no auditório da Uniplac.

Os poemas são arranjos de palavras que contêm significado, por meio deles podem ser expressos os sentimentos e pensamentos do autor. Entre poemas infantis da tradição popular, as belas rimas de Vinícius de Morais, Cecília Meireles, até os versos clássicos de Casimiro de Abreu, Fernando Pessoa, da poesia regional e tradicionalista, cada criança e estudante expressou-se de modo criativo seus textos poéticos. Destaca-se também que alguns participantes se apresentaram com poemas de própria autoria.

A etapa final contou com 51 participantes dos Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) nas categorias da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (Itinerante). Também estiveram presentes os professores orientadores, as equipes diretivas das unidades de ensino e familiares. Sendo premiados os estudantes dos primeiros lugares de cada categoria, também os docentes e CEIMs e/ou EMEBs também levaram troféus e medalhas. No total 12 crianças e estudantes foram premiados.

Categoria Educação Infantil – Pré-escolar:

1° lugar: Arthur de Lima Rodolpho. CEIM Chapeuzinho Vermelho. Poema de Lalau: Mar.

Professora orientadora: Fernanda Hermes;

2° lugar: Dandara da Rosa Mateus. EMEB Nicanor Rodrigues Goulart. Poema de Isabel Cristina Soares: Mamãe é assim. Professora orientadora: Silvia Silva;

3° lugar: Isabela da Rosa Madruga. CEIM Filhos dos Funcionários. Poema de Pedro Bandeira: Pontinho de Vista. Professora orientadora: Fernanda Hermes.

Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais:

1° lugar: Maria Eduarda Pontello. EMEB Ondina Neves Bleyer. Poema de Carlos O. Vilela: Os caveiras e o engodo da morte; Professor orientador: Bruno Fortkamp;

2° lugar: Clara Luz Ribeiro. EMEB Suzana Albino França. Poema de Cecília Meireles: A bailarina; Professora orientadora: Ana Angélica Polivoda;

3° lugar: Laura Giovana Mendes. EMEB Professor. Antônio Joaquim Henriques. Poema de Graça Batituci: A pulga Olga. Professora orientadora: Natália Coscodai.

Categoria Ensino Fundamental – Anos Finais:

1° lugar: Tainá Damasceno Santos. EMEB Santa Helena. Poema Casemiro de Abreu: Meus oito anos. Professora: Vanessa Goulart;

2° lugar: Maria Luísa Sutil. EMEB Ondina Neves Bleyer. Poema de Jurema Chaves: Minha boneca e eu. Professora orientadora: Caroline Rafaeli;

3° lugar: Andrei Sasso Kuster. EMEB Itinerante Maria Alice Wolff de Souza. Poema de Tio Nonato: Caudilho do Caverá. Professora orientadora: Sirlene Silva.

Categoria Ensino Médio Itinerante:

1° lugar: João Vitor Antunes. EMEB Itinerante Maria Alice Wolff de Souza. Poema de Omair Trindade: Oração do Gaúcho. Professora orientadora: Carla Fritz;

2° lugar: Fabíola de Oliveira. EMEB Itinerante Maria Alice Wolff de Souza. Poema autoral: Quem sou eu? Professora orientadora: Carla Fritz;

3° lugar: Lucas Couto Coelho. EMEB Itinerante Maria Alice Wolff de Souza. Poema autoral: Minha Querência. Professora orientadora: Carla Fritz.

“Cada gesto, cada palavra, cada rima expressa pelas nossas crianças e estudantes é uma demonstração do compromisso que temos de sempre promover as melhores ações pedagógicas nas unidades de ensino municipais”, comenta a professora e secretária municipal da educação, Ivana Michalthuk.

O sucesso dessa ação contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar e trará significativos aprendizados a todos os participantes, bem como estimular mais crianças e estudantes para fazerem parte do concurso “Som dos Versos” em 2022.

Texto e fotos: Gustavo Cezar Waltrick

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!