Notícia no Ato

Estudantes do Novo Ensino Médio desenvolvem gerador de energia eólica

Inspirados pelo cientista, inventor, engenheiro eletrotécnico e mecânico, Nikola Tesla, os alunos do segundo ano do Novo Ensino Médio da Escola S – SESI e SENAI de Lages apresentaram na manhã desta quarta-feira (1) os projetos desenvolvidos em sala de aula que resultaram em geradores de energia eólica. A ação está inserida na unidade curricular de Fabricação Digital e Modelamento Geométrico.


Transformar a energia cinética dos ventos em força mecânica e depois em energia elétrica, além de promover a ecologia e a sustentabilidade. Todo esse processo foi considerado uma missão para os mais de 40 alunos. Com materiais em pvc, madeira, cabos, materiais recicláveis e produções na impressora 3D e corte a laser, quatro protótipos foram concluídos.

O próximo passo em 2022 é colocar os geradores em funcionamento em um projeto de estufa na área externa da instituição.
“O projeto Tesla foi um desafio proposto aos alunos para construir esse aerogerador. O trabalho durou cerca de três meses e foi dividido em algumas etapas, começando pelo planejamento, projeto das peças, construção, os testes e agora a apresentação”, destaca o professor, Fernando Tartas. Em complemento a parte prática, os estudantes desenvolveram artigos científicos.


A metodologia faz parte da estrutura STEAM, que em tradução para o português é a abreviação para a junção do aprendizado de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Todo esse trabalho integra o Novo Ensino Médio que está em funcionamento na Escola S desde 2020, sendo a pioneira na região. As matrículas para o próximo ano estão abertas com descontos nas mensalidades, informações pelo telefone (49) 3221-3814.

Por Luan Turcati | Fotos: Jonatan Mota – Fiesc

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!