Notícia no Ato

Coronavírus: vacinação segue nesta quarta-feira (8) nos bairros e no centro de Lages


Menores de 18 anos devem levar o Termo de Assentimento. Este documento está disponível no site da Prefeitura: lages.sc.gov.br, no banner do portal de informações sobre o Coronavírus no município, na aba “vacinação de adolescentes com comorbidades”. As Unidades de vacinação também possuem o Termo que deve ser assinado pelos pais ou responsáveis
Na manhã desta terça-feira (7 de dezembro), como previsto, a Secretaria Municipal da Saúde, informou que esgotam as doses da vacina AstraZeneca em Lages (para aplicação da segunda dose). Com isso, após pedido feito previamente, o município aguarda nova remessa, por parte do Ministério da Saúde, para dar continuidade na imunização com esta vacina para o grupo elencado e específico.
Para esta quarta-feira (8 de dezembro) o esquema vacinal tem sua continuidade. Os trabalhos iniciam na manhã, das 8h às 13h, no Centro de Vacinação Tito Bianchini. No período da tarde, das 13h às 16h30, abrem os Polos de Vacinação Volante (Unidades Básicas de Saúde de referência): UBS da Penha, UBS do Caça e Tiro, UBS Guarujá, UBS Petrópolis, UBS da Várzea e bairro Popular (Centro Comunitário do bairro Ferrovia).
Para as pessoas que não conseguirem se imunizar nestes horários do dia, a Secretaria da Saúde do Município disponibiliza o horário noturno, das 18h às 20h30, no Centro de Vacinação Tito Bianchini. Neste local são distribuídas cem fichas por noite, ou seja, as cem primeiras pessoas recebem as doses dos imunizantes disponíveis.
Grupos elencados
Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada. Todos os adultos com 18 anos ou mais, que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses, podem receber a dose de reforço.
Reforço da Janssen
A Secretaria Municipal da Saúde recebeu a Nota Técnica do Ministério da Saúde, em que orienta os Estados e Municípios para ser aplicada a dose de reforço da vacina Janssen contra o novo Coronavírus (Covid-19). Portanto, a aplicação será feita às pessoas que receberam o imunizante Janssen, de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante, do mesmo laboratório, no intervalo mínimo de dois meses, podendo ser até de seis meses. As mulheres que receberam a Janssen previamente e, no momento atual, estejam gestantes ou puérperas, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação do reforço imunizante da Pfizer.
Lages não recebeu a remessa específica da Janssen para dar continuidade aos esquemas iniciados. Assim que houver o recebimento, a população será comunicada.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!