Notícia no Ato

Coronavírus: último “Dia D” da vacinação em Lages, neste ano, será no sábado (18)


A comunidade terá à disposição também as doses do imunizante da Influenza. Pessoas acima dos seis meses de idade podem se vacinar contra a gripe
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, programou para este sábado (18 de dezembro) o último “Dia D” de vacinação do ano. A ação será realizada no Centro de Vacinação Tito Bianchini, das 8 às 13 horas. A novidade é que estarão disponíveis as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza (gripe), no mesmo local.
O secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, salienta que o Ministério da Saúde atualizou as recomendações a respeito das vacinas e decidiu que não exigirá mais o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e a Influenza, portanto as duas vacinas podem ser feitas no mesmo dia. “Lembro que o imunizante da Influenza continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas. Já na Central de Vacinas, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas”.
Cronograma para a vacinação contra o Coronavírus nesta quarta-feira (15 de dezembro)
Para esta quarta-feira (15 de dezembro) o esquema vacinal contra a Covid-19 tem sua continuidade. Os trabalhos iniciam na manhã, das 8h às 13h, no Centro de Vacinação Tito Bianchini. No período da tarde, das 13h às 16h30, abrem os Polos de Vacinação Volante (Unidades Básicas de Saúde de referência): UBS da Penha, UBS do Caça e Tiro, UBS Guarujá, UBS Petrópolis, UBS da Várzea e bairro Popular (Centro Comunitário do bairro Ferrovia). Para as pessoas que não conseguirem se imunizar nestes horários do dia, a Secretaria da Saúde do Município disponibiliza o horário noturno, das 18h às 20h30, no Centro de Vacinação Tito Bianchini. Neste local são distribuídas cem fichas por noite, ou seja, as cem primeiras pessoas recebem as doses dos imunizantes disponíveis.
Grupos elencados
Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada contra a Covid-19. Todos os adultos com 18 anos ou mais, que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses, podem receber a dose de reforço.
Reforço da Janssen disponível
Lages está aplicando o reforço da Janssen. A vacinação deste laboratório em específico é feita às pessoas que receberam o imunizante, de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com a mesma vacina (Janssen), no intervalo mínimo de dois meses, podendo ser até de seis meses. As mulheres que receberam a Janssen previamente e, no momento atual, estejam gestantes ou puérperas, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação do reforço imunizante da Pfizer.
Doses da AstraZeneca esgotadas
A Secretaria Municipal da Saúde comunica que está esgotado o estoque de segundas doses da AstraZeneca. Aquelas pessoas que precisarem da segunda dose deste imunizante deverão aguardar a chegada de nova remessa do Ministério da Saúde.

Texto: Ari Junior

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!