Notícia no Ato

Maria Fumaça volta a fascinar Lages e desta vez passeios comemoram dia da padroeira do município

As viagens constituem as comemorações do dia da padroeira de Lages e compõem o calendário do Festival de Inverno Serra Catarina
Depois do sucesso e do encantamento de lageanos e visitantes de outras cidades com os passeios da locomotiva Maria Fumaça no ano passado, novas edições estão sendo preparadas para 2018. Quem já foi poderá sentir de novo o prazer de viajar pelo passado e quem ainda não teve a oportunidade esta será a sua nova chance. Estes momentos foram eternizados por pessoas de diversas idades em 2017, pelos registros em fotos e vídeos guardados na memória dos equipamentos eletrônicos e nas redes sociais, comprovando o choque temporal nesta viagem pelo tempo. Os passeios compõem o calendário do Festival de Inverno Serra Catarina, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL). As datas previstas para as viagens privilegiam o final de semana anterior e o posterior ao feriado municipal de dia da padroeira de Lages, Nossa Senhora dos Prazeres, 15 de agosto. Logo, a charmosa Maria Fumaça deve embelezar a Serra nos dias 10, 11 e 12 (sexta-feira, sábado e domingo); no próprio feriado, 15 (quarta), e 17, 18 e 19 (sexta, sábado e domingo).
Em um dos caminhos do trem se partirá da Estação Ferroviária, no bairro Ferrovia, com destino à antiga Estação Berlande, em Lages, num total de 22 quilômetros (ida e volta), e outro seguirá de Lages até a Estação de Escurinho, em Capão Alto, no total de 42 quilômetros. Os trajetos serão feitos pelo mesmo veículo do ano passado.
Haverá atrações musicais e de teatro para entreter os passageiros. Um guia devidamente caracterizado como maquinista será um dos protagonistas das viagens, contando a história do trem desbravador em Santa Catarina. Lanches poderão ser adquiridos dentro do veículo, assim como souvernirs. Nos dias dos passeios o Exército disponibilizará seu acervo para visitação nas estações do Ferrovia e do Escurinho para tornar os locais mais agradáveis e atrativos. Os valores dos ingressos dos dois trajetos ainda serão fixados pela organizadora dos eventos, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional de Santa Catarina (ABPF).
Reunião de alinhamento
O comandante do 1º Batalhão Ferroviário (BFv), tenente coronel Cleber Machado Arruda, recebeu o diretor de Turismo, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Carlos Pinheiro, em uma reunião e almoço no final da manhã desta quinta-feira (5 de abril), na sede do Batalhão, no Conta Dinheiro, quando foi tratado o assunto de forma detalhada. Os tópicos expostos têm a intenção de aproximar a administração municipal do Exército Brasileiro.
No Turismo, o diálogo permeou o apoio do Batalhão na nova edição da Maria Fumaça na Serra. A realização do evento está acertada depois de cumpridas todas as exigências da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “A reunião foi bem produtiva, de avaliação e para dar continuidade no objetivo do êxito dos passeios. Colocamo-nos à disposição para realizar outras ações em parceria com o Exército. Nós participamos de muitas reuniões com a concessionária da rede ferroviária para o transporte de cargas, a Rumo Logística, antiga América Latina Logística (ALL), além de abordagens com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional de Santa Catarina (ABPF), no sentido de viabilizar o evento”, argumenta Pinheiro, ao salientar que há uma diferença imensa entre fazer transporte de produtos e de passageiros, ainda mais com uma máquina com a estrutura de Maria Fumaça. “Estivemos várias vezes em Curitiba (PR) em reuniões, na Rumo, e em encontros com a participação de outros municípios que desejam levar este passeio para seus moradores e turistas”, corrobora o diretor.
Nestas tratativas, encaminhadas desde 2017, etapas foram vencidas sobre critérios e normas rigorosos de segurança estipulados pela ANTT para garantir a segurança dos passageiros. Entre as autoridades envolvidas nas conversações ao longo do período estiveram o secretário de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo de Vacaria (RS), Mário Luis Lourencetti Almeida, e o prefeito de Monte Castelo, Jean Carlo Medeiros de Souza.
O belo trem
A locomotiva a vapor (lenha) Mallet 204 é sediada em Rio Negrinho, tem 68 anos, capacidade para transportar 320 passageiros em sete vagões de madeira, e foi construída nos Estados Unidos em 1950. O trem pesa 120 toneladas, foi totalmente reformado. Mesmo equipada com computador de bordo de locomotiva (CBL), permitindo o rastreamento via satélite, todas as características originais da Maria Fumaça foram preservadas após a reforma. No Brasil existem somente três máquinas deste modelo e pertencem à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional de Santa Catarina.
Três mil passageiros no ano passado
Em 2017, os passeios, alusivos ao aniversário de 162 do 1º Batalhão Ferroviário (BFv), movimentaram cerca de três mil passageiros e fomentaram o fluxo turístico, abrindo as portas para um novo atrativo e a oportunidades de negócios e de crescimento da economia de Lages, além de simultaneamente proporcionar opção de lazer e diversão para crianças e famílias inteiras, além de poderem “saborear” a vista de paisagens serranas, como o rio Caveiras, matas de araucárias, animais típicos e o ar puro do campo.
Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário