Notícia no Ato

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, e de 11 sem comorbidades, nesta segunda -feira (17)

Nas crianças (de 5 a 11 anos) será aplicada a vacina Comirnaty, do laboratório Pfizer

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, comunica que iniciará nesta segunda-feira (17 de janeiro) a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade, com comorbidade, e de 11 anos sem comorbidade, exclusivamente no Centro de Vacinação Tito Bianchini. Isto acontece após os encaminhamentos necessários repassados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, através de normas técnicas que definem o processo de imunização deste público em específico. Nas crianças (de 5 a 11 anos) será aplicada a vacina Comirnaty, do laboratório Pfizer.

Para desenvolver esta nova demanda de aplicação das vacinas a Secretaria Municipal da Saúde organizou um novo esquema de cronograma vacinal em Lages que contempla todos os grupos elencados. A Nota Técnica nº003/2022 GEDIM/DIVE/SUV/SES, do Governo do Estado, estabelece que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade deverá ser operacionalizada em dois grupos, sendo:

Prioritário – crianças de 5 a 11 anos: com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial), portadores de comorbidades, indígenas, quilombolas, crianças que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19;

Geral – crianças de 5 a 11 anos: de forma escalonada por faixa etária, da maior idade para a menor. 

“Portanto, seguindo as orientações técnicas, Lages irá iniciar com as crianças de 5 a 11 anos de idade com deficiência permanente, portadores de comorbidades, indígenas, quilombolas, crianças que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19. E assim, seguindo o esquema estabelecido”, explica o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade (com comorbidades e 11 anos sem comorbidade) no Tito Bianchini

A partir desta segunda (17) as crianças de 5 a 11 anos de idade com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial), portadores de comorbidades, indígenas, quilombolas, crianças que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e as de 11 anos sem comorbidade já podem ser vacinadas, exclusivamente, no Centro de Vacinação Tito Bianchini das 14h às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

As crianças devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Em caso de ausência dos mesmos, a vacinação em crianças será realizada mediante a apresentação de termo de assentimento por escrito. Este termo está disponível direto no Tito Bianchini.

Tito Bianchini continuará vacinando pessoas com 12 anos ou mais

O Centro de Vacinação Tito Bianchini continuará também com a vacinação das pessoas com 12 anos ou mais, das 8h às 13 horas. E durante o período da noite das, 18h às 20 horas, de segunda a sexta-feira, a vacinação retorna para este público (12 anos ou mais). No sábado e domingo não há vacinação em Lages.

Para esta segunda-feira (17) restam poucas doses da vacina AstraZeneca. Por esse motivo a Secretaria da Saúde irá disponibilizar este imunizante somente no Tito Bianchini.

Unidades Básicas de Saúde vacinarão somente pessoas com 12 anos ou mais

Um novo cronograma semanal de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde, foi elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde para agilizar a vacinação dos demais grupos elencados: pessoas acima dos 12 anos de idade. A partir desta segunda-feira (17), às 13 horas, inicia em cada UBS elencada, a distribuição de 150 senhas para vacinação. Ou seja, as 150 primeiras pessoas (do grupo elencado) recebem a vacina na Unidade de Saúde, no dia determinado. Lembrando que nas UBSs crianças não serão vacinadas.

Confira o cronograma completo, sempre com a distribuição das 150 senhas em cada Unidade a partir das 13 horas:

Semana do dia 17 ao dia 21 de janeiro

Segunda-feira

– UBS Santa Catarina

– UBS Frei Rogério

– UBS São Miguel

Terça-feira

– UBS Pró-morar

– UBS São Carlos

– São Francisco

Quarta-feira

– UBS Penha

– UBS Guarujá

– UBS Várzea

Quinta-feira

– UBS Vila Mariza

– UBS Universitário

– UBS Tributo

Sexta-feira

– UBS Santa Mônica

– UBS Centro

– Interior Salto

Semana do dia 24 a 28 de janeiro

Segunda-feira

 – UBS Vila Nova

– UBS São Pedro

Terça-feira

– UBS Santa Helena

– UBS Habitação

– UBS São Cristóvão

Quarta-feira

– UBS Caça e Tiro

– UBS Petrópolis

– UBS Popular

Quinta-feira

– UBS Coral

– UBS Centenário

Sexta-feira

– UBS Conta Dinheiro

– UBS Copacabana

– Interior Índios 

Texto: Ari Junior/Foto: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!