Notícia no Ato

Alta demanda de atendimento da UPA 24 Horas e Centro de Triagem


Os dados da Secretaria da Saúde mostram que na UPA foram atendidas 4.108 pessoas nos últimos treze dias. Já no Centro de Triagem, neste mesmo período, foram atendidas 3.993 pessoas. Para se ter uma ideia deste aumento, antes deste período o Centro de Triagem atendia 80 pessoas por dia, nesta quinta-feira (13) foram 384
A Secretaria Municipal da Saúde, da Prefeitura de Lages, está registrando nos últimos dias (desde o dia 1º de janeiro) um alto número de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e no Centro de Triagem da Covid-19, localizados no bairro Universitário. Isto ocorre pelo avanço dos casos de Influenza (gripe) e da nova variante da Covid-19, Ômicron.
Os dados da Secretaria da Saúde mostram que na UPA foram atendidas 4.108 pessoas nos últimos treze dias. Já no Centro de Triagem, neste mesmo período, foram atendidas 3.993 pessoas. Para se ter uma ideia deste aumento, antes deste período o Centro de Triagem atendia 80 pessoas por dia, nesta quinta-feira (13) foram 384.
O secretário municipal da Saúde Claiton Camargo de Souza, salienta que a municipalidade é solidária aos manifestos dos profissionais da saúde com relação ao excesso de trabalho. “O volume de atendimentos aumentou muito nos últimos dias na UPA, a demanda é muito alta. Nossos profissionais estão há dois anos nesta linha de frente de atendimento”, comenta o secretário.
A Prefeitura está com processos seletivos em aberto e em fase de contratação de profissionais. Este trabalho está sendo acelerado, por parte das secretarias competentes, para que o quadro pessoal dos profissionais da saúde aumente no município. Outras medidas como remanejamento de servidores, quando possível, estão sendo realizadas para amenizar estes efeitos e consequentemente prestar um serviço melhor à comunidade.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!