Notícia no Ato

Mais 33 profissionais são capacitadas pelo Programa Qualifica Mais Lages

São manicures/pedicures e depiladoras aptas à reinserção ao mercado de trabalho ou a abrir sua própria empresa depois deste aperfeiçoamento gratuito

O mercado da beleza está tomado por produtos de tendência mundial e, a cada nova estação, novas modelagens e cores surgem para atrair o olhar do público, principalmente o feminino. E para acompanhar a alta velocidade deste universo, profissionais precisam se manter atualizados e em aperfeiçoamento constante, até por conta da concorrência acirrada. Quem estiver melhor preparado, chega na frente e conquista as vagas mais cobiçadas.

Esta é a ideia dos cursos do Programa Qualifica Mais Lages, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, em ritmo acelerado e com aulas oportunizadas voluntariamente por empresas e entidades. Na tarde desta segunda-feira (9 de abril), foi promovida a solenidade de encerramento de mais duas qualificações oferecidas gratuitamente à população. Os certificados foram entregues as 23 manicures/pedicures e dez depiladoras em cerimônia da Diretoria de Turismo, localizada na Avenida Papa João XXIII. O secretário do Desenvolvimento, Mario Hoeller de Souza, prestigiou o evento. “Estamos fazendo a nossa parte e procuramos intensificar as parcerias para aumentar o leque de opções de áreas a serem cobertas por nossas qualificações”, pontua.

Estas capacitações teóricas e práticas são indicadas para estudantes e profissionais de estética, spas, salões de beleza, clínicas de estética e leigos interessados em entrar para o ramo. Cada curso teve duração de 16 horas/aula, com encontros uma vez por semana ao longo de dois meses.

A instrutora Seomara Aparecida Souza Polleza ministrou as aulas de manicure, com a seguinte ementa: Manicure, dicas de higiene para mãos e unhas, doenças e sintomas, utilização de esmaltes, pedicure e principais problemas, postura, maneiras de atender bem ao público, passo a passo manicure e pedicure, doenças da pele, tendências de esmaltes, imagem pessoal, tutorial de manicure caseira, limpeza, manutenção e esterilização dos equipamentos, autoclave, estufa de salão de beleza, organização, marketing e gestão do trabalho.

A professora do curso de depilação, Ester de Souza Braga, repassou instruções acerca dos seguintes temas no conteúdo programático: preparo do local de trabalho, realização do atendimento, instruções básicas de depilação (antes, durante e depois), pele, anatomia, fisiologia e diferentes tipos de pelo, proliferações pilosas antiestéticas, pelos supérfluos e as várias soluções, questões de estética, depilação de sobrancelhas, curiosidades, passo a passo da depilação com cera, depilação artística, sugestão de materiais de trabalho e modelo de ficha de anamnese (entrevista em que o profissional de saúde ajuda o paciente a relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente).

Para terça-feira (10 de abril), às 14h30, uma nova turma de frentistas, borracheiros e atendentes de loja de conveniência e de clínica odontológica, se formarão no auditório da Secretaria do Desenvolvimento. Estes cursos são com estágio e supervisão dos empresários voluntários em suas empresas.

Treinamentos futuros

Novos cursos estão previstos para o mês maio: barbeiro, frentista, auxiliar de consultório odontológico, cabeleireiro, manicure, depiladora, borracheiro e atendente de loja de conveniência. Para o segundo semestres estão programados: gerenciamento de lar, solda MIG e elétrica Norma Regulamentadora (NR) 10 e maquiadora. As vagas são limitadas.

Os interessados devem se dirigir ao Qualifica Mais Lages/Secretaria, com seus documentos pessoais, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h, na Rua Sebastião Furtado, nº: 81, Centro, esquina com a Benjamin Constant, a uma quadra da Policlínica Municipal, ou pelos números 3224-0600 e 3224-0700. “Ainda em tempo é bom recordar da parceria do Banco da Família conosco, pois recentemente os profissionais ofereceram uma aula de empreendedorismo, com tópicos sobre como abrir uma micro empresa e administração de finanças, pois todo conhecimento é bem-vindo na hora de estar no mercado de trabalho ou de abrir um negócio através da Sala do Empreendedor na Secretaria do Desenvolvimento”, especifica o gerente do Qualifica Mais Lages, Marcelo Lima.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário