//Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo responde perguntas na Câmara

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo responde perguntas na Câmara

A convite do vereador Vone Scheuermann (PMDB), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mario Hoeller de Souza, o Marião, esteve na Câmara Municipal após a sessão desta segunda-feira (25) para responder as perguntas aprovadas no pedido de informação 125/2017, de autoria do vereador Lucas Neves (PP), que questiona quais são as ações do Poder Executivo referentes à política de favorecimento de auxilio às micro e pequenas empresas do município que desejam ampliar os seus negócios.
Segundo o secretário, após assumir a pasta, constatou-se que existiam 57 pedidos formais de empresas buscando a concessão de área para o desenvolvimento de seus empreendimentos. “Chamamos todos para uma conversa e, desse total, 17 empresários desistiram do terreno. Cabe a nós como Secretaria orientar esses empresários e ouvir as demandas e necessidades existentes na categoria”, disse Marião.

Dentro do pacote de ações planejadas pela Administração Municipal para a distribuição desses terrenos, está a criação de condomínios empresariais que reúnem diversas empresas e servem como pontos tecnológicos de pesquisa e estudos nas mais diversas áreas. O secretário anunciou que nos próximos dias serão entregues de 14 a 16 terrenos a empresários cadastrados, com o compromisso de que eles irão executar a construção dos empreendimentos em até dois anos. Os critérios para a concessão das áreas foram estabelecidos junto ao Ministério Público e será feito por ordem cronológica.
Marião ainda explica que nos casos onde os empresários ganharam terrenos há cinco, dez ou quinze anos, por exemplo, e nunca fizeram nada, deixando a área subutilizada ou fechada, a Prefeitura irá pedir a reversão da área cedida. “Para esses casos, nós vamos pedir reversão da área, tudo dentro da legalidade, com isso esperamos atender a todos os pedidos que aguardam a concessão de um espaço”, explicou o secretário.
 
Capacitação da mão de obra local

Aproveitando a oportunidade, outra ação da pasta que foi apresentada aos vereadores é a promoção de capacitação para as pessoas cadastradas no Banco do Emprego. Através do programa Qualifica Mais, as pessoas estão sendo habilitadas com um aperfeiçoamento adequado para ocuparem um lugar no mercado de trabalho. O programa já certificou 153 pessoas e a previsão é de que até o final de 2017 sejam capacitas e qualificadas em torno de 220 pessoas. “O Banco do Emprego foi responsável nesses seis meses por 60% das vagas contratadas em Lages”, destacou Holler.
 
Realização do Natal Felicidade e Festa do Lambari também foi tema da reunião
 
Os 16 vereadores aproveitaram a vinda do secretário para perguntar sobre outros assuntos, entre eles a realização do Natal Felicidade e a Festa do Lambari. De acordo com Mario Hoeller de Souza, por determinação do prefeito Antonio Ceron (PSD), esse ano o Natal Felicidade será realizado fora da área de revitalização do Centro. “Como tivemos alguns problemas com a revitalização e não saberíamos se a obra estaria pronta até a data de início da programação, fizemos um acordo para realizar o evento fora da área de revitalização. Teremos nossa sala de visitas na Catedral e a rua Benjamin Constant, começando em frente a Catedral até o Colégio Rosa será a única rua interditada na região central. Levaremos as apresentações para o Tanque e estamos desenvolvendo com artistas lageanos uma apresentação nos moldes de Gramado, nossa referência em espetáculos natalinos”, disse.
A Festa do Lambari também foi comentada. Segundo o secretário, esse evento possui alguns problemas que precisam ser discutidos junto a comunidade local, pois alguns moradores do distrito de Santa Teresinha do Salto tem ressalvas quanto a realização da festa. “Nós somos parceiros, se a associação quiser trabalhar em cima disso, estamos a disposição. Precisamos de tempo para desenvolver projetos e sugiro que se for o desejo da comunidade, façamos uma programação para o verão de 2018”, finalizou Marião.