Notícia no Ato

Investir no conhecimento das pessoas é o caminho para o desenvolvimento das organizações

Todas as mudanças tecnológicas já estão impactando no cotidiano das empresas e estima-se que a partir de 2020 elas comecem a ficar ainda mais aceleradas. As rápidas evoluções no mundo do trabalho e o que Serviço Nacional da Indústria (Senai) tem feito para preparar os profissionais para a nova era industrial foi o que norteou a conversa entre o diretor regional do (Senai), Jefferson Gomes de Oliveira, e industriários. O encontro ocorreu nesta terça (10), na sede dos Sindicatos Filiados à Federação da Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

O diretor do Senai acredita que os avanços na tecnologia móvel e em nuvem, que permitem o acesso remoto e instantâneo, são o driver tecnológico mais importante dessa mudança. Eles possibilitam a rápida disseminação de modelos de serviços com base na Internet. “A grande sacada é como vamos preparar nossos filhos, nossos alunos e nossos colegas para que aproveitem o poder desta tecnologia para transformar o nosso mundo para melhor”, destaca.

Ele ressalta que o caminho está na educação. “É preciso estar à frente. Para se ter uma ideia, atualmente, 47% dos produtos que estão no portfolio do Senai não existiam em 2011. E continuamos desenvolvendo novos cursos em formatos cada vez mais digitais de aprender porque é assim que será o futuro, digital”.

Um novo jeito de fazer

Em busca de parcerias que tragam novas ideias, serviços e soluções inovadoras, os grandes conglomerados investem cada vez mais em startups. “É um ganha-ganha. De um lado estão as grandes empresas com larga experiência em processos produtivos, comercial e marketing e de outro os empresários iniciantes com soluções criativas, simples, rápidas e com orçamento menor”.

Jefferson frisa que nada está tão difícil de ser feito. As empresas mais do que nunca devem focar em atender por meio de seus serviços ou produtos as expectativas dos clientes. “No segundo semestre, o Senai vai lançar um aplicativo para celular auto avaliação para que as empresas façam um diagnóstico de como estão. A partir daí poderão agir para absorver as mudanças que já estão ocorrendo no nosso dia a dia”.

Em sua passagem pela Serra Catarinense, o diretor visitou ainda a Associação Empresarial de Lages (Acil). Em Correia Pinto, esteve na empresa Klabin, unidade do Senai e Prefeitura.

Por Catarinas Comunicação || texto e foto

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário