Notícia no Ato

Deputada Carmen Zanotto fala sobre os 30 anos do SUS em palestra da Uniplac

 

Na noite de segunda-feira,14, a deputada federal Carmen Zanotto participou da abertura da 19ª Semana Acadêmica de Enfermagem da Uniplac. A parlamentar que também é enfermeira falou sobre os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e os desafios da Enfermagem.

O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

“Passados de 30 anos de sua criação acumula avanços importantes no período. Por outro lado ainda está longe de alcançar todas as suas potencialidades teóricas. Hoje, como há três décadas, quem necessita da saúde pública ainda sofre com a dificuldade de acesso, filas para marcar uma consulta ou uma cirurgia, carência de leitos, falta de medicamentos e unidades de saúde sucateadas, entre outros problemas”, destaca a parlamentar.

A tabela de procedimentos SUS está há mais de 20 anos sem aumento. No entanto, em 2017 foram mais de 80,6 mil de cirurgias eletivas, possui cerca de 302.524 mil leitos conveniados.  “Em um país de 207,7 milhões de habitantes cerca de 80% hoje dependem do SUS. Portanto, defendê-lo, fortalecê-lo e ampliá-lo é fundamental”, completa Carmen Zanotto.

Também é no SUS que ocorre o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. Em 2016, mais de 90% dos transplantes realizados no Brasil foram financiados pelo SUS.

A Parlamentar ainda ressaltou os projetos da área de enfermagem que estão na Câmara Federal, como o PL 2295/2000 que dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. O PL 459/2015 que dispõe sobre o Piso Salarial do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira e também o PL 5414/2016 – Altera o artigo 80 da Lei nº 9.394, de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação que dispõe sobre o incentivo do desenvolvimento e veiculação de programas de ensino à distância em curso da área de saúde.

“Fiquei muito feliz com o convite, por poder falar aos meus colegas de profissão, incentivar que busquem seus espaços e continuem se aperfeiçoando”, concluiu a parlamentar.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário