Notícia no Ato

Para Carmen Zanotto, curso de enfermagem a distância é “risco real” aos pacientes

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) classificou de “risco real” para os pacientes os cursos de enfermagem a distância, como prevê a proposta em tramitação na Câmara dos Deputados. “Não podemos imaginar a aprovação de um curso de enfermagem, em que grande parte do conteúdo foi realizado por ensino a distância. Isso é um risco real aos pacientes”, disse.

“Chegou a hora de discutirmos que tipo de profissional queremos entregar para a sociedade”, criticou durante audiência pública na Comissão de Seguridade Social.

O projeto polêmico vem dividindo opiniões desde a tramitação na Comissão de Educação, quando foi aprovada uma alteração permitindo o incentivo a esses cursos, apesar de o projeto original (PL 5414/2016) proibir o incentivo do governo ao desenvolvimento e veiculação de programas de ensino a distância em cursos da área de saúde.

Na avaliação da parlamenatr, a formação do curso de enfermagem exige aprendizagem presencial com os pacientes. “O profissional só saberá repassar os sintomas de um paciente se receber esse treinamento durante sua formação acadêmica”, alertou Carmen, que foi coautora do requerimento de audiência pública no colegiado.

Carmen disse, ainda, que o parecer a ser apresentado pelo deputado Mandetta (DEM-MS) à comissão seja desfavorável à proposta. “É preciso respeitar as grades curriculares dos cursos da área de saúde. O ensino a distância afasta os estudantes da prática do dia-a-dia. Não podemos colocar em risco a saúde da população”, afirmou Carmen Zanotto.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário