Notícia no Ato

Retorno às Origens será uma das marcas da 30ª edição da Festa Nacional do Pinhão

“A Festa tem a expressão que tem hoje pelas raízes que inspiraram sua criação” – Antonio Ceron – Prefeito de Lages

Um dos maiores e mais aguardados eventos do Estado, a Festa Nacional do Pinhão teve início na noite desta sexta-feira (25 de Maio). A abertura da 30ª edição iniciou com a tradicional benção e o momento de oração em frente à Capela Oratória Aliança do Amor, que fica dentro do Parque Dinheiro. O prefeito de Lages, Antonio Ceron, acompanhado da primeira dama Salete Ceron, do vice prefeito Juliano Polese e da esposa Aline Bernardi, do superintendente da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi e esposa Michele Ronconi, da Realeza da 30ª edição da Festa e do casal de Gralhas Azuis, participou da celebração conduzida pelo bispo diocesano de Lages, Dom Guilherme Werlang, que, além de destacar a construção da capela dedicada a Nossa Senhora Mãe Peregrina dentro do Parque, como algo surpreendente e positivo, chamou a atenção dos presentes para a importância dos momentos partilhados. “Nós não podemos perder a capacidade de fazer festa, de viver o lúdico da vida. O povo que perde isto é um povo doente. A festa faz parte da natureza humana porque nós recebemos esse dom de Deus” afirmou.

Em seguida, o prefeito e demais autoridades políticas, civis, militares, empresariais e o público seguiram para o Palco Nativista, para os discursos, homenagens e a abertura oficial do evento. Para marcar as três décadas do início da festa, esta edição, o além de contar com mais de 40 shows nacionais, 40 shows regionais e mais de cem apresentações no Recanto do Pinhão, será marcado também pelo festival “Origens”. Com torneios de gineteadas, de laço, provas campeiras, vários eventos dedicados ao tradicionalismo tem como objetivo resgatar as raízes históricas e culturais das origens da festa. “A Festa tem a expressão que tem hoje pelas raízes que inspiraram sua criação”, ressaltou o prefeito Antonio Ceron. Ele também agradeceu aos diretores das empresas Beto Ody, da Gaby Produções e Lauri Shoenherr da GDO Eventos, promotores do evento, por incorporarem as mudanças nas comemorações dos 30 anos do evento.

Em sua fala Beto Ody, afirmou ser movido a desafios, lembrando da enchente que dias antes do início da festa do ano passado atingiu a cidade. Já neste ano, a paralisação dos caminhoneiros em todo o país que também causa preocupações, são situações que fogem ao alcance. “Não nos rendemos às adversidades e em nenhum momento vamos deixar de dar o nosso melhor para fazer a maior e melhor festa de Santa Catarina”, assegurou.

30 anos – Três personagens são homenageados

Além de destacar o trabalho coletivo envolvido na organização, especialmente do Recanto do Pinhão e da Sapecada da Canção Nativa, um dos maiores festivais do país, o superintendente da Fundação Cultural e presidente da Comissão Organizadora Gilberto Ronconi, quebrou o protocolo para homenagear três personagens que já fazem parte da história da festa. O fotógrafo e mestre de cerimônias oficial da Prefeitura de Lages, Antônio Agostinho Vieira, o Toninho, o cinegrafista Ary Barbosa de Jesus Filho, mais conhecido como Arizão, e João Batista Lima, o popular Cabeça, sonoplasta e responsável pela produção de eventos, foram homenageados com placas pelos serviços e contribuições ao longo de mais de três décadas da festa.

Emoção e beleza marcaram a presença no palco, da rainha Andressa Bordignon e da 1ª princesa Ellen Waltrick Ribeiro e da 2ª princesa Caroline Ceccatto. Deslumbrantes nos trajes oficiais, elas agradeceram a oportunidade de representar a cidade no evento. “Com o sentimento de gratidão, declaro aberta a 30ª Festa Nacional do Pinhão”, declarou a rainha Andressa, abrindo oficialmente o evento.

Fotos Marcelo Pakinha

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário