Notícia no Ato

Internos do CASE passam por preparação para acessar o mercado de trabalho

Um grupo de 14 adolescentes em cumprimento de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Lages recebeu orientações para que possam se inserir no mundo do trabalho. A entrega do certificado de participação no Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) foi feita a 12 deles em evento acompanhado pelo Poder Judiciário. Essa proposta de capacitar os internos é do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Ao todo, foram 60 horas/aulas com atividades relacionadas à postura profissional, comunicação no ambiente de trabalho e desenvolvimento de competências comportamentais. Quem abordou esses temas com os adolescentes foi o professor Marcelo Schmitz. Emocionado, conta como a experiência com o grupo o fez refletir. “Pensei em desistir, mas criamos uma relação de respeito e saio diferente do que entrei. Fomos além da proposta curricular. E isso certamente transformou a vida de alguns deles”.

Para o juiz da Vara da Infância e Juventude da comarca de Lages, Ricardo Alexandre Fiúza, o envolvimento da sociedade e o apoio das famílias são fundamentais para que os internos percebam e mudem o comportamento. “Para nós, que fiscalizamos a aplicação das medidas socioeducativas, é importantíssimo que entidades como o CIEE sejam parceiras. Precisamos tornar compreendido que os adolescentes internos não estão no CASE para serem penalizados e sim socializados”.

O estudante João Carlos Lemos é jovem aprendiz e compreende a importância social de se envolver nesse processo. Ele doou três coleções e outros livros para a biblioteca do Case numa campanha organizada pelo CIEE. “Fazia muito tempo que estavam guardados a espera de uma destinação. Encontrei a chance de doar e contribuir de alguma forma”.

Ao contar sua trajetória profissional de mais de 35 anos na mesma empresa, o vice-presidente regional do CIEE, Edemar Santa de Liz, motivou os participantes do programa a buscarem aproveitar as oportunidades que são apresentadas. “Esta, talvez, tenha sido a primeira. Outras virão. Agarrem cada uma delas para serem ainda melhores”.

Na unidade, os internos são assistidos por uma equipe técnica formada por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Eles participam de atividades de artesanato, marcenaria, jardinagem e paisagismo, agropecuária e horta, no interior da instituição. Além disso, na parte educacional têm o ensino fundamental e médio, curso de informática entre outros.

Taina Borges/Núcleo de Comunicação Institucional do TJSC – comarca de Lages/Para Noticianoato

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário