Notícia no Ato

Estudantes conhecem o funcionamento da justiça em visita ao Fórum Nereu Ramos

Até sexta-feira (30) devem passar pelo Fórum Nereu Ramos, em Lages, cerca de 150 alunos de três escolas municipais. Eles foram convidados a conhecer o funcionamento do poder Judiciário em sua cidade. As visitas guiadas fazem parte das comemorações de 160 anos da instalação da comarca, completados no último dia 10 de agosto. Nesta quarta (28), a turma de estudantes foi da Emeb Professor Antônio Joaquim Henriques. O nome da escola faz reverência ao filho do primeiro juiz da comarca, Joaquim José Henriques.

Os visitantes foram recebidos no Salão do Júri. Além de ouvir informações importantes sobre a história de 16 décadas de justiça em Lages, souberam como é e para que serve o sistema de justiça. A parte estrutural e de administração do Fórum foram apresentados pela secretária Yonara Zeschau Schimitz Silva. O juiz diretor, Ricardo Alexandre Fiúza, explicou como é um júri popular, as divisões por competências de cada unidade e área, a função dos magistrados e dos servidores do judiciário.

Foi ele quem guiou os alunos pelo Fórum. Mostrou o gabinete, sala de audiências e cartório. As celas onde ficam os réus presos e a sala das testemunhas foram os espaços que mais chamaram a atenção dos estudantes do oitavo e nono anos. “Vocês estão numa fase em que já podem ir pensando sobre qual profissão seguir. Conhecer como é local de trabalho é fundamental. Aos que quiserem atuar na área do direto, esse será o universo profissional”, destacou.

A aluna Natália de Oliveira Delfs, assim como a maioria, nunca havia entrado do Fórum. Ela quer ser juíza. “Só sabia como era quando via algo nos filmes e novelas. Estou ainda mais encantada e certa do que quero para o meu futuro. Ao chegar em casa, vou contar para meu pai e minha mãe”, falava a adolescente de 15 anos ao correr os olhos por todas as partes.

Natália e outros colegas não perderam a oportunidade de se sentar no lugar onde ficam o juiz, advogados, policias e jurados num júri popular. Cada um se identificou com alguma das funções e fez questão de registrar em foto. Escolas que quiserem conhecer o Fórum podem agendar diretamente com a secretaria, das 12h às 19h, pelo telefone 49 3289 3567, ou pelo e-mail lages@tjsc.jus.br.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário