Notícia no Ato

Juiz dá dicas de direitos do cidadão nos casos de dano ou furto em estacionamento

“Não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do seu veículo”. Embora seja comum o uso dessa advertência em lojas, restaurantes, supermercados, shoppings e estacionamentos pagos, há mais de um ano essa prática é proibida por lei em Santa Catarina. Mas mesmo antes da legislação estadual, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia definido que as empresas têm responsabilidade por reparar danos ou furtos de veículos de clientes nos estacionamentos, como esclarece o juiz Francisco Carlos Mambrini, titular da 3ª Vara Cível da comarca de Lages. Portanto, esses anúncios em tíquetes ou placas não têm nenhuma validade jurídica.

A responsabilidade ocorre, inclusive, em estacionamentos gratuitos, porque houve o contrato de depósito para guarda do veículo, ainda que de maneira implícita. “Como forma de atrair consumidores, o estabelecimento oferece a comodidade do estacionamento próprio e com isso obtém lucro, mas em contrapartida fica obrigado a manter o veículo em segurança”, explica o magistrado. O mesmo ocorre nos casos em que o estabelecimento contrata empresa especificamente para administrar o estacionamento para seus clientes.

Em instituições de ensino privadas a responsabilidade é semelhante a de um estabelecimento comercial. Ao oferecer local próprio para os alunos deixarem os veículos enquanto assistem às aulas, a escola ou universidade, por exemplo, inspiram confiança de que o bem estará seguro e, obviamente, assumem o dever de guarda e vigilância. “Pode não haver a cobrança clara e discriminada pelo serviço, mas o custo para manter o espaço está embutido no valor da mensalidade paga pelo aluno”, diz Mambrini.

A responsabilidade também se estende ao empregador que fornece o serviço aos seus empregados para que tenham maior comodidade e tranquilidade em relação à segurança do veículo durante o expediente de trabalho. Porém, se um terreno da empresa for usado com esta finalidade e não esteja disponível para estacionamento, sem estar cercado, não ter vigilância ou controle de entrada e saída, os clientes, visitantes ou funcionários não serão indenizados por danos ou furtos.

Já em condomínios, o juiz explica que somente haverá responsabilidade de indenizar se essa obrigação estiver contida expressamente na convenção ou regulamento interno do prédio. Por outro lado, a justiça vem negando indenizações em caso de danos os furtos de veículos em estacionamentos de locais sem conotação mercantil, como por exemplo hospitais públicos e universidades públicas.

Mambrini reforça que os pedidos de indenização material e/ou moral em casos envolvendo roubos, furtos e danos de veículos precisam estar bem fundamentados e recomenda que o consumidor guarde tíquetes, faça boletim de ocorrência, tire fotos do local e, se possível, tenha testemunhas do evento danoso, mas adverte que se a culpa pelo prejuízo for exclusiva do proprietário do veículo, ele não terá direito à indenização.

Taina Borges/Núcleo de Comunicação Institucional do TJSC – comarca de Lages

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário