Notícia no Ato

Para evitar fila, cidadão pode solicitar certidões pela internet sem ir ao Fórum

Quem necessita de uma certidão pode escolher ir ao Fórum da comarca ou solicitar pela internet e receber o documento por e-mail. Ambas as formas são gratuitas. Fazer o pedido pelo site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, porém, é rápido, evita o deslocamento e possíveis filas. O serviço de emissão das certidões on-line é oferecido pela Justiça desde 2013 para todas as comarcas catarinenses.

A pesquisa das certidões é feita em base de dados centralizada com informações desde 1997, quando teve início a informatização do Judiciário no Estado. Pela internet, o cidadão poder pedir certidões nos modelos cível, criminal, para fins eleitorais e falência, concordata e recuperação judicial.

Ao entrar no endereço www.tjsc.jus.br, basta acessar o menu “Certidões”, que fica na coluna da esquerda. Na nova página, o serviço para as comarcas está na segunda parte em verde. Depois de preenchido o formulário corretamente, o download estará disponível em até cinco dias úteis, como prevê a legislação.

“As solicitações feitas on-line são atendidas, em média, dentro de uma hora aqui na comarca de Lages”, destaca a distribuidora judicial Daisy Regina Mattos Cardoso.

Ela diz que as certidões mais solicitadas são as de antecedentes criminais, como as popularmente conhecidas folhas corridas, e cíveis para verificar registros de imóveis ou usucapião por exemplo. Daisy alerta que pessoas com nomes semelhantes ou comuns procurem o Fórum da comarca.

“João da Silva é um nome bastante fácil de encontrar. Pode o sistema não compreender e haver troca de informações. Neste caso, é melhor que venha ao Fórum para que possamos atendê-lo de forma mais eficiente.”

Para requerer o documento pessoalmente no Fórum Nereu Ramos, em Lages, basta dirigir-se ao serviço de atendimento, no piso térreo, entre 12h e 19h.

Taina Borges – NCI/TJSC – comarca de Lages

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário