Notícia no Ato

Juiz doa livros para leilão cuja renda será revertida na prevenção ao câncer de mama

O juiz Silvio Orsatto, titular do Juizado Especial Cível da comarca de Lages, doou parte do acervo da biblioteca particular para o projeto Alô, Elô, dedicado aos trabalhos de prevenção ao câncer de mama. Ao todo, são 480 livros – 400 da Revista Trimestral do Supremo Tribunal Federal (STF), desde o volume 1 de 1957, e 80 volumes da Revista de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). As obras serão leiloadas e os recurso levantados revertidos às ações do projeto.

O magistrado lembra que em 2019 a unidade fez um brechó solidário com o mesmo objetivo. Em razão da pandemia, não foi possível reeditar o brechó por razões sanitárias. Então, veio a ideia de realizar um leilão das duas coleções. “O programa Alô Elô é realizado sem qualquer custo para o público-alvo, portanto, se torna imprescindível pensar em uma forma de captar recursos”, reforça o juiz, que incentivou e acompanha o projeto desde a concepção, em 2014.

Eloilse Oliveira empresta o nome ao projeto. Elô, como é conhecida, perdeu os pais por conta do câncer. A irmã mais velha teve a doença na mama três vezes. Faz quatro meses do seu falecimento. Há 10 anos, no dia de natal, ela também descobriu um nódulo no seio. Fez tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e se curou. Desde então, Elô trabalha na conscientização e alerta às mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Ela já atuou no Judiciário com o magistrado. “Agradecimento sem fim ao doutor Silvio, que não se cansa e nem encontra obstáculos em realizar, doar e participar em gestos humanitários como este”, destaca publicamente nas redes sociais. Ela ainda não sabe em quanto a venda dos livros poderá resultar, mas garante que qualquer valor será bem-vindo. “Vamos usar esse recurso em material de divulgação sobre o assunto. Com o brechó conseguimos fazer adesivos, lixas de unha e outros mimos que distribuímos nos encontros com as mulheres”.

O leilão está em organização e será online. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com a leiloeira Frida Becker pelos telefones (49) 3222-1649 e (49) 99803-4880 ou endereço de e-mail contato@fbleiloes.com.br ou ainda pelo site https://www.fbleiloes.com.br.

Taina Borges- NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!