Notícia no Ato

Comarca de Lages projeta retomada dos júris populares neste ano para o mês de março

A 1ª Vara Criminal, unidade competente pelas sessões do Tribunal do Júri, já tem agendados dois julgamentos para este ano na comarca de Lages. Marcados para os dias 4 e 11 de março, os júris populares deverão obedecer às orientações sanitárias e, possivelmente, continuem com restrição de público por conta da Covid19. Em 2020, apenas alguns familiares de réus e vítimas puderam acompanhar os trabalhos, com a autorização do magistrado que presidiu a sessão.

O sorteio dos jurados começa às 10h. Como o Salão do Júri entrará em reforma no próximo mês, o local do julgamento poderá ser mudado. De acordo o juiz Geraldo Corrêa Bastos, não há possibilidade, pelo menos por esse motivo, de os julgamentos serem cancelados. Se a obra, que prevê mais acessibilidade no ambiente, não estiver concluída, o magistrado designará outro lugar.

No dia 4 de março, um homem se senta no banco dos réus para ser julgado pela morte de um rapaz, em Lages, no ano de 2010. Os dois consumiam drogas perto de uma escola quando a vítima teria pedido um pouco mais do produto. Com a insistência, o denunciado se armou com a faca e desferiu um golpe, o que foi a causa da morte. O crime é qualificado pelo motivo fútil.

Outro júri está agendado para a semana seguinte. Em 11 de março, os jurados deverão julgar se um homem é culpado ou inocente pela morte de duas pessoas no interior de São José do Cerrito. O fato ocorreu em setembro de 2012. Embriagado, ele invadiu a pista contrária da rodovia em que trafegava e colidiu com outro carro. Duas pessoas morreram e outra ficou ferida. Nas comarcas de Bom Retiro, São Joaquim, Urubici, Curitibanos, Otacílio Costa, Campo Belo e Campos Novos não há juris marcados, por enquanto.

Taina Borges – NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!