Notícia no Ato

PJSC alerta para golpistas que usam seu nome para ludibriar motoristas de aplicativo

Registrado em pelo menos mais quatro comarcas – Lages, Videira, Abelardo Luz e Ponte Serrada, o novo golpe que usa o nome do Poder Judiciário de Santa Catarina voltou a atrair e fazer vítimas no Estado. Os motoristas de aplicativo são chamados pelo whatsapp ou ligação telefônica pelos estelionatários, que se dizem servidores ou juízes do Poder Judiciário. Informam que o motorista oficial foi afastado do trabalho por contrair Covid-19 e que precisam do serviço particular para transporte.

Acertam os dias trabalhados e o valor. Em um novo contato, logo na sequência, afirmam que o depósito foi feito em montante maior que o combinado e pedem o retorno do dinheiro por depósito bancário ou transferência via Pix. Em Lages, o prejuízo foi aproximadamente de R$ 1mil; em Ponte Serrada, perto dos R$ 2 mil. Na semana passada, ocorrências similares foram registradas em Seara, Xanxerê e Chapecó.

O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJSC orienta a quem receber contato parecido que registre boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima para apuração dos fatos e identificação dos suspeitos. O Poder Judiciário de Santa Catarina reforça que não faz contato telefônico ou via aplicativo de conversas para contratação de serviços. Como órgão público, as compras e contratos necessitam ser efetuados por licitação.

NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!