Notícia no Ato

Programa Novos Caminhos leva oficinas de nutrição para três casas de acolhimento no Estado

Três casas de acolhimento das comarcas de Curitibanos, na Serra, e Canoinhas, no norte catarinense, receberam uma oficina sobre nutrição, promovida pelo programa Novos Caminhos, numa parceria entre o Poder Judiciário e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). As atividades foram direcionadas aos funcionários das instituições e trataram, por exemplo, sobre como proceder na manipulação correta dos alimentos, a importância de controlar fungos e bactérias e ter práticas saudáveis na alimentação.

A interlocutora do Novos Caminhos pela Fiesc na região Centro-Norte, Suellen Kool, diz que essa era uma necessidade levantada pelas próprias unidades. “Está entre os nossos compromissos tratar da saúde e educação. Levar esse assunto para dentro das casas de acolhimento estava entre nossos planos, mas somente agora, num momento mais controlado da pandemia, isso foi possível”, explica. Em Curitibanos, os colaboradores da Casa de Proteção Infanto-Juvenil, entre eles educadores, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais, assim como adolescentes acolhidos, foram orientados por um professor da área de alimentos do Senai.

Em Canoinhas, a capacitação contou com a participação de sete pessoas que integram as duas instituições de acolhimento da comarca. Esta oficina foi ministrada por Flávia Perosa Friebel. “O curso foi bastante produtivo e conseguimos absorver muitas informações importantes. Fizemos muitos questionamentos, interagimos, e a palestrante sanou todas as nossas dúvidas. Entendo que são várias coisas que a gente sabe que tem de fazer, porém às vezes na correria do dia a dia acaba passando despercebido. No treinamento, foram apresentadas várias dicas de como podemos reaproveitar melhor os alimentos que a gente costumeiramente joga no lixo. Foi ótima esta capacitação”, destacou um dos participantes da oficina, Arlei Havai Votcoski, que integra o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.

Sobre o Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Fiesc. Tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).
NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!