Notícia no Ato

Polícia Militar Ambiental desenvolve projeto Puma em escolas de Lages

20 anos

Em Lages, a educação ambiental é trabalhada em sala de aula de forma prática e didática. Essa metodologia tem encantado os alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Eduardo Pedro Amaral. O Programa Unidos pelo Meio Ambiente (Puma), da Polícia Militar Ambiental (PMA), começou a ser desenvolvido no município este ano. A atividade faz parte das comemorações dos 20 anos da PMA na Serra Catarinense e tem a pretensão de continuar e ser expandido para outras escolas.

As aulas ocorrem na própria escola. Com a soldado Katiane Wiggeres de Melo, responsável pelo programa, os pequenos têm vivido experiências de conscientização ambiental bem curiosas com a oportunidade de conhecer de pertinho espécies felinas encontradas na Serra Catarinense, como o puma e o gato do mato, e ainda, serpentes como a cobra coral e urutu, também originarias da região.

Uma aula divertida, curiosa e cheia de conhecimento. “É legal entender o que acontece na natureza”, conta o estudante Felipe Morche de Souza, de 9 anos.A professora do quarto ano, Francinete Spopa Gonçalves, garante que o aprendizado fica mais fácil quando as crianças saem dos livros para ter experiências práticas.  O conteúdo é baseado nas cartilhas da Polícia Militar Ambiental da série Nosso Ambiente. Outros conteúdos ambientais também são repassados às crianças através de atividades teóricas e práticas “Eu procuro despertar neles a consciência preservacionista e a importância de analisar os impactos de nossas ações no meio ambiente, especialmente na forma como exploramos os recursos naturais”, conta Katiane. Temas como fauna, flora, água, pesca, agrotóxicos, poluição, lixo, queimadas, unidades de conservação são tratados em 12 encontros. No final, os participantes recebem certificado numa solenidade de formatura. Mas, para isso os alunos terão o desafio de desenvolver uma redação com o tema “Educação Ambiental e Polícia Militar Ambiental”.O autor da melhor redação será conhecido na formatura e como reconhecimento receberá um prêmio surpresa.

Por Catarinas Comunicação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário