//Polícia Militar treina novas técnicas para enfrentar situações de emergência policial

Polícia Militar treina novas técnicas para enfrentar situações de emergência policial

O treinamento prático intensivo da Polícia Militar de Santa Catarina ocorre em Lages desde o dia 20 de agosto e encerra na próxima sexta-feira (31). Ao todo são 129 horas aula de curso. Durante esse período, são trabalhadas novas técnicas e intervenções policiais como noções sobre atendimento pré-hospitalar, situações em que o policial é ferido dentro da viatura e é preciso resgatá-lo diante de uma situação de confronto e atividades de defesa pessoal e direção policial.

Dos 35 participantes, 23 são de Lages. Na Polícia Militar desde 2013, a soldado Cristina Studnicka é uma das policiais mulheres que fazem parte do pelotão da Rádio Patrulha. Ela está dedicada a aprimorar a atuação policial. “Estamos aprendendo técnicas que ajudarão a melhorar o nosso trabalho e nos manter em segurança nas situações adversas que encontramos no dia a dia”.
Durante os treinamentos, os policiais simulam diversas situações e, desta forma, podem traçar possíveis planos de ação para estarem preparados para executar os trabalhos com maior rapidez e possibilidade de êxito em casos de reais necessidades.
“São algumas simulações em que o policial foi lesionado e, mesmo assim, precisa continuar no atendimento da demanda. Às vezes, é uma situação de confronto”, explica o instrutor do treinamento, sargento Rafael Ledenir Bernardo.

Responsável pela atividade em Lages, o subcomandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, major Frederick Rambusch, frisa que em casos de um policial ferido é preciso retirá-lo do local de risco. Para isso é montado um grupo. Uns ajudam o ferido, enquanto os outros fazem a segurança da equipe de resgate.

“A conduta da patrulha para permitir a rápida chegada de apoio ao policial baleado é muito importante. Só depois de receber os primeiros socorros, ele poderá ser retirado com segurança do local”.
O comandante do 6º BPM, tenente-coronel Alfredo Nogueira, destaca que com treinamentos intensos como este ganham os policiais e a população. “Estamos investindo frequentemente na capacitação dos nossos policiais. Isso garante a entrega de um melhor resultado para a população e garante a segurança e o bem-estar do nosso policial”.
A solenidade de formatura ocorre na sexta-feira, (31), às 15h, na sede do 6º BPM.

Por Catarinas II Fotos PM