//Trabalho da Polícia Militar segue intenso na Serra Catarinense

Trabalho da Polícia Militar segue intenso na Serra Catarinense

No intuito de promover maior segurança na região mais fria do Brasil, um dos principais destinos turísticos durante o inverno, a Polícia Militar de Lages intensificou seu trabalho com a Operação Inverno. São mais de 77 pontos turísticos que recebem visita diárias da PM. A operação segue até o dia 19 de agosto nos cinco municípios envolvidos com o Serra Catarina Festival de Inverno.  
A queda da temperatura atrai turistas de todo país. Eles buscam passar fins de semana e feriados com a família em meio a belas paisagens, frio, entretenimento e é claro, segurança. Para isso, os pontos turísticos de maior movimentação contam com rondas programas da PM.   
Um dos pontos é o Rio do Rastro Eco Resort, localizado em Bom Jardim da Serra. O empresário e proprietário, Ivan Cascaes declara que está surpreso com os bons resultados da operação realizada neste inverno e que ela é fundamental, pois transmite confiabilidade e segurança. “O turista recebe a garantia de estar em um lugar seguro e os proprietários de estabelecimentos também, devido à abordagem utilizada e a disposição dos policiais para atender qualquer situação”.  

Outro destino é a Vinícola Leone di Venezia, localizada na Rodovia SJM 145. A vendedora e responsável pela organização de visitas na vinícola, Isabela Paim, relata que a participação da PM nesse inverno tem trazido tranquilidade aos visitantes. “A PM já realizou algumas rondas por aqui. O visitante nota a presença deles, mesmo com a distância do centro da cidade”.   
A operação está na ativa há mais de um mês, abordou 345 pessoas e 109 veículos. Foram percorridos mais de 4.651 quilômetros nas viaturas, inibindo furtos e roubos. Os policiais orientam as pessoas sobre a segurança e cuidados com trânsito, uso obrigatório do cinto, não falar ao celular enquanto está ao volante, não dirigir após consumir bebida alcoólica, não jogar lixo no chão e estar alerta aos fenômenos da natureza como neblina, chuva e gelo na pista.  
O major Frederick Rambusch afirma que a Operação Inverno agregou ainda mais segurança ao ambiente turístico. “Ampliamos a segurança mostrando ao morador e ao turista que quando ocorre algo inesperado, ele sempre pode contar com a PM”.  
A atividade também recebeu apoio do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Apoio de Motocicletas (Rocam), da Companhia de Polícia Militar de Policiamento com Cães (CiaPolCaes), e do helicóptero Águia para algumas situações.  
A operação foi dividida em três fases. Iniciou em 3 de junho, na abertura do Recanto do Pinhão, no centro da cidade de Lages. A segunda fase se iniciou no dia 9, com a Festa do Pinhão. A terceira etapa está em andamento e atende todos os municípios que possuem maior demanda turística e fazem parte do Serra Catarina Festival de Inverno, como Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici, Urupema e Lages.
 
Texto: Catarinas Comunicação
Fotos: PM